José L. Giacomelli
Junior. A solista Carol Viola também abrilhantou a etapa
santarritense, emocionando o público e conquistando junto aos
jurados técnicos, a menção honrosa por sua performance no
evento.
“Certos de que o
trabalho duro engrandece o homem, seguimos firmes e confiantes
na próxima etapa para representar de maneira digna a cidade de
Descalvado”, ressaltou a coordenadora da Escola de Música Profa.
Luciana de Crescenzo.
Segundo
informações junto à organização do evento, os critérios
de avaliação no caso da música instrumental foram desde
postura, técnica instrumental, dinâmica à interpretação,
atitude em palco e domínio da obra. O objetivo da
categoria ‘expressão música instrumental’ (categoria
esta que o município está classificado), é a de
valorizar e estimular o segmento nos mais diversos
estilos e gêneros. Nesse sentido, os grupos selecionados
para a fase Estadual, deverão reapresentar as duas peças
musicais exibidas na fase regional; a ACORDE irá exibir
a Suíte Orquestral nº 03 – Aria (Johann Sebastian Bach)
e Tardes de Lindoia (Zequinha de Abreu). |
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“Só temos que
parabenizar aos nossos representantes pelas brilhantes
participações, bem como parabenizar toda a equipe de produção,
direção e principalmente pelos jurados altamente capacitados,
dedicados e pacientes, pela maneira com que conduziram a etapa
regional do Mapa Cultural Paulista”, destacou o coordenador de
cultura do município, Luiz Francisco Lefcadito Álvares.
ORQUESTRA DE
CORDAS ACORDE
- Responsável pelo Grupo: Luciana de Crescenzo; Integrantes:
Luciana de Crescenzo ; Giulia de Crescenzo Fernandes; Giovana
de Crescenzo Fernandes; Gabriel Fernandes; Bruno Paschoal dos
Reis; Daniele Almeida Pindobeira; Jamir Marcos Ferreira; Douglas
David Ferreira; Jussimara Venturini Scancella; Leonardo
Scancella.
Repertório:
Suíte Orquestral nº 03 - Aria (Johann Sebastian Bach) e Tardes
de Lindóia (Zequinha de Abreu).
SOBRE O MAPA
CULTURAL PAULISTA
- Criado em 1995 com o objetivo de fomentar as produções
culturais do interior, o Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa
da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí
Cultura e Arte (Organização Social de Cultura), visando também
estimular a participação dos municípios em atividades culturais.
O mapeamento é
feito em quatro fases: Municipal e Regional, providas em 2015, e
a Estadual, que acontece em 2016. Para esta edição estão
concorrendo sete expressões artísticas e as respectivas
categorias: Artes Visuais (artes plásticas, desenho de humor e
fotografia), Canto Coral, Dança, Literatura (conto, poema e
crônica), Música Instrumental (solista e conjunto), Teatro e
Vídeo.
OS JURADOS
– Na expressão Música Instrumental, a fase regional de Santa
Rita do Passa Quatro do Mapa Cultural Paulista, contou com a
avaliação dos seguintes jurados:
BRANCO
BERNARDES
- Na grande sala de concertos "Sala São Paulo", (...)
teve lugar no dia 2 Dezembro 2009 um espetáculo
extraordinário (...). Era a noite do Maestro Branco
Bernardes e sua Orquestra de Câmara Paulista (...).
Branco regeu com paixão, tanto com sua batuta precisa
como com todo seu corpo. Dr. Peter Klemm (Deutsche
Zeitung, 10/12/2010)
Diretor
Artístico e Regente da Orquestra de Câmara Paulista,
Branco Bernardes é professor colaborador de Prática de
Orquestra e Trilha Sonora da Unicamp e da Pós-Graduação
em Regência da Faculdade Mozarteum. Foi professor da
classe de regência da Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro, onde também dirigiu a Orquestra
Sinfônica UniRio, e de Música de Câmara, Violino e Viola
na Faculdade de Música Carlos Gomes, Fundação
Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e
Escolas Municipais de Música e de Iniciação Artística. |
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Cursa Doutorado
em Regência de Orquestra sob orientação de Eduardo Ostergreen
(Unicamp), instituição onde também obteve seu título de Mestre
em Música. Foi discípulo de Maestro Eleazar de Carvalho em seus
derradeiros anos. É Bacharel em Violino pelo Instituto de Artes
da Unesp na classe de Ayrton Pinto.
Branco Bernardes
possui vasto repertório que abrange desde obras-primas da música
antiga até os mestres do século XX. Obras inéditas e primeiras
audições são frequentes em seus programas, tais como o Concerto
para violão e orquestra de Luiz Otávio Braga e as óperas Le
Devin du Village, de Jean-Jacques Rousseau e Cavalcanti de Ezra
Pound. Idealizou o Festival de Inverno de Ilha Solteira, tendo
sido seu Diretor Artístico (2001).
Como convidado
do Theatro Municipal de São Paulo, conduziu diversos concertos
recebendo excelentes críticas:
Le Devin... é
uma peça pastoral relativamente fácil de ser encenada,
principalmente quando conta com o trabalho excelente do maestro
Branco Bernardes e com a esplendorosa dedicação dos músicos da
Orquestra Sinfônica Municipal, todos eles parecendo integrados e
alegres nesta “brincadeirinha rousseauniana” onde todos pareciam
se divertir muito, arrastando a platéia para dançar e cantar
juntos. (...) De há muito não se ouvia nada tão agradável (...).
Parabéns maestro Bernardes, parabéns músicos da OSM. (...) Edson
Lima (News Ópera, 25/09/2003)
Em 2008, gravou
CD Orquestra de Câmara Paulista ao Vivo. O CD Curumim, com obras
de Camargo Guarnieri relaci-onadas ao universo infantil foi
lançado em 2007. No ano anterior, Sarau Brazil, exclusivamente
composto por músi-cas brasileiras em orquestrações originais.
Atualmente é
curador do Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da
Cultura tendo atuado como Conselhei-ro do Instituto Pensarte.
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ABDNALD SANTIAGO
- Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo –
USP e pós-graduado em Trombone Baixo pela Liszt Academy
of Music em Budapest, Hungria, na classe de solistas do
Prof. Dr. Gusztav Hona. Iniciou seus estudos de música
aos três anos e piano aos cinco. Estudou ainda na Suiça,
com o prof David Brouchez, principal trombonista da
Orquestra Tonhalle de Zurich. No piano suas mentoras
foram as professoras Rosa Corvino e Ediná Pinheiro. Em
Janeiro de 2002, iniciou o aprendizado do Trombone
Baixo. Em Abril do mesmo ano, venceu o concurso para a
vaga de Trombone Baixo na Orquestra Sinfônica da USP. |
No exterior atua
como músico convidado em orquestras sinfônicas e grupos de
câmara frequentemente, na Holanda, Áustria, Hungria, Itália,
Alemanha, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Foi professor de
trombone no UNASP – Universidade Adventista de São Paulo e na
Casa da Música – Prefeitura Municipal de Diadema, Coordenador de
Metais do Núcleo de Música Antiga da USP, onde desenvolveu
pesquisa de repertório e técnicas de sacabuxa e Regente
Assistente na Banda Sinfônica Pimentinhas, da Secretaria de
Educação da Prefeitura de Guarulhos. Estuda regência com os
Maestros Paulo Maron e Eduardo Ostergren.
Em 2005 foi
aprovado em primeiro lugar para o cargo de professor substituto
na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, e exerceu esta
mesma função junto à Escola de Música e Artes Cênicas da
Universidade Federal de Goiás - UFG entre 2010 e 2012.
Cursa o mestrado
em Regência Orquestral na Unicamp, sob a orientação do prof. Dr.
Eduardo Ostergren, leciona trombone, regência, história da
música, metodologia e matérias teóricas na Unisantanna, em Sâo
Paulo. É membro fundador do SlideBone, quarteto de trombones.
Desde 2006 é trombonista baixo da banda Projeto Coisa Fina.
Integra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba como músico extra, é
professor externo no Instituto Federal de São Paulo e é Regente
Titular e Diretor Musical do Oz Brass.
LEONARDO FERNANDES
– Músico de sólida formação e vasta experiência, formado
pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e
graduado pela Escola de Comunicações e artes da USP/São
Paulo, foi aluno de Marco Antônio da Silva Ramos e
Ronaldo Bologna. Estudou canto com Ayrton Nobre e Martha
Herr, piano com José Eduardo Martins e Pietro Maranca,
tendo aulas de cravo também com Maria Eugênia Sacco e de
órgão de tubos com Elisa Freixo.
Interessando-se pela música desde estudante, atuou como
cantor no Coro do Estado, no Coral da Cultura Inglesa e
na ACASP (Associação Coral Adventista), tendo
participado da apresentação de várias importantes obras
do repertório: Sinfonia nº 02 de Mendelssohn (“Lobgesang”),
“Carmina Burana” de Carl Off, “Liebeslied Walzer” de J.
Brahms, Choros 10 de Villa Lobos e outras, sob |
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a regência
de nomes como Juan Serrano, Martha Herr, Eleazar de
Carvalho e David Machado. Como diretor musical atuou nos
musicais “Rock Horror Picture Show” e “Pippin”, da
Cultura Inglesa e, “Annie Fet Your Gun”, “The Fiddler on
the Rool” e “The Sound of Music”, da American Graded
School, instituição onde trabalhou como regente de
corais de alunos, assim como no coro de professores da
escola alemã “Visconde de Porto Seguro” (2013). Atuou
como regente coral na Paróquia Nossa Senhora da Mãe da
Igreja, na década de 1990, e como regente assistente do
International Community Choir, sediado na Catedral
Anglicana de São Paulo.
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