24/10/2015 (10h24)

Orquestra da Escola Municipal de Música irá representar Descalvado na fase estadual do Mapa Cultural Paulista

Carol Viola conquistou ‘menção honrosa’  junto aos jurados, por sua performance brilhante.

A ACORDE – Orquestra de Cordas da Escola Municipal de Música ‘Maestro Quique Todescan’ têm muito a comemorar, assim como o nosso município. No último dia 17 de outubro, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, no Centro Cultural ‘Governador Mário Covas”, seus integrantes representando Descalvado, participaram da fase regional do Mapa Cultural Paulista edição 2015/2016, de onde conquistaram a possibilidade de continuar no concurso, passando para a fase estadual, que acontecerá no primeiro semestre de 2016, em São Paulo.

Descalvado, aliás, participou dessa etapa regional com mais duas outras representatividades sendo o Teatro através do Grupo Galhofas e Artes Visuais, com

José L. Giacomelli Junior. A solista Carol Viola também abrilhantou a etapa santarritense, emocionando o público e conquistando junto aos jurados técnicos, a menção honrosa por sua performance no evento.

“Certos de que o trabalho duro engrandece o homem, seguimos firmes e confiantes na próxima etapa para representar de maneira digna a cidade de Descalvado”, ressaltou a coordenadora da Escola de Música Profa. Luciana de Crescenzo.

Segundo informações junto à organização do evento, os critérios de avaliação no caso da música instrumental foram desde postura, técnica instrumental, dinâmica à interpretação, atitude em palco e domínio da obra.  O  objetivo da categoria ‘expressão música instrumental’ (categoria esta que o município está classificado), é a de valorizar e estimular o segmento nos mais diversos estilos e gêneros. Nesse sentido, os grupos selecionados para a fase Estadual, deverão reapresentar as duas peças musicais exibidas na fase regional; a ACORDE irá exibir a Suíte Orquestral nº 03 – Aria (Johann Sebastian Bach) e Tardes de Lindoia (Zequinha de Abreu).

“Só temos que parabenizar aos nossos representantes pelas brilhantes participações, bem como parabenizar toda a equipe de produção, direção e principalmente pelos jurados altamente capacitados, dedicados e pacientes, pela maneira com que conduziram a etapa regional do Mapa Cultural Paulista”, destacou o coordenador de cultura do município, Luiz Francisco Lefcadito Álvares.

ORQUESTRA DE CORDAS ACORDE - Responsável pelo Grupo: Luciana de Crescenzo; Integrantes:  Luciana de Crescenzo ;  Giulia de Crescenzo Fernandes; Giovana de Crescenzo Fernandes; Gabriel Fernandes; Bruno Paschoal dos Reis; Daniele Almeida Pindobeira; Jamir Marcos Ferreira; Douglas David Ferreira;  Jussimara Venturini Scancella; Leonardo Scancella.

Repertório:  Suíte Orquestral nº 03 - Aria (Johann Sebastian Bach) e Tardes de Lindóia (Zequinha de Abreu).

SOBRE O MAPA CULTURAL PAULISTA - Criado em 1995 com o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, o Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte (Organização Social de Cultura), visando também estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

O mapeamento é feito em quatro fases: Municipal e Regional, providas em 2015, e a Estadual, que acontece em 2016. Para esta edição  estão concorrendo sete expressões artísticas e as respectivas categorias: Artes Visuais (artes plásticas, desenho de humor e fotografia), Canto Coral, Dança, Literatura (conto, poema e crônica), Música Instrumental (solista e conjunto), Teatro e Vídeo.

OS JURADOS – Na expressão Música Instrumental, a fase regional de Santa Rita do Passa Quatro do Mapa Cultural Paulista, contou com a avaliação dos seguintes jurados:

BRANCO BERNARDES - Na grande sala de concertos "Sala São Paulo", (...) teve lugar no dia 2 Dezembro 2009 um espetáculo extraordinário (...). Era a noite do Maestro Branco Bernardes e sua Orquestra de Câmara Paulista (...). Branco regeu com paixão, tanto com sua batuta precisa como com todo seu corpo.  Dr. Peter Klemm (Deutsche Zeitung, 10/12/2010)

Diretor Artístico e Regente da Orquestra de Câmara Paulista, Branco Bernardes é professor colaborador de Prática de Orquestra e Trilha Sonora da Unicamp e da Pós-Graduação em Regência da Faculdade Mozarteum. Foi professor da classe de regência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde também dirigiu a Orquestra Sinfônica UniRio, e de Música de Câmara, Violino e Viola na Faculdade de Música Carlos Gomes, Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e Escolas Municipais de Música e de Iniciação Artística.

Cursa Doutorado em Regência de Orquestra sob orientação de Eduardo Ostergreen (Unicamp), instituição onde também obteve seu título de Mestre em Música. Foi discípulo de Maestro Eleazar de Carvalho em seus derradeiros anos. É Bacharel em Violino pelo Instituto de Artes da Unesp na classe de Ayrton Pinto.

Branco Bernardes possui vasto repertório que abrange desde obras-primas da música antiga até os mestres do século XX. Obras inéditas e primeiras audições são frequentes em seus programas, tais como o Concerto para violão e orquestra de Luiz Otávio Braga e as óperas Le Devin du Village, de Jean-Jacques Rousseau e Cavalcanti de Ezra Pound. Idealizou o Festival de Inverno de Ilha Solteira, tendo sido seu Diretor Artístico (2001).

Como convidado do Theatro Municipal de São Paulo, conduziu diversos concertos recebendo excelentes críticas:

Le Devin... é uma peça pastoral relativamente fácil de ser encenada, principalmente quando conta com o trabalho excelente do maestro Branco Bernardes e com a esplendorosa dedicação dos músicos da Orquestra Sinfônica Municipal, todos eles parecendo integrados e alegres nesta “brincadeirinha rousseauniana” onde todos pareciam se divertir muito, arrastando a platéia para dançar e cantar juntos. (...) De há muito não se ouvia nada tão agradável (...). Parabéns maestro Bernardes, parabéns músicos da OSM. (...) Edson Lima (News Ópera, 25/09/2003)

Em 2008, gravou CD Orquestra de Câmara Paulista ao Vivo. O CD Curumim, com obras de Camargo Guarnieri relaci-onadas ao universo infantil foi lançado em 2007. No ano anterior, Sarau Brazil, exclusivamente composto por músi-cas brasileiras em orquestrações originais.

Atualmente é curador do Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura tendo atuado como Conselhei-ro do Instituto Pensarte.

ABDNALD SANTIAGO - Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo – USP e pós-graduado em Trombone Baixo pela Liszt Academy of Music em Budapest, Hungria, na classe de solistas do Prof. Dr. Gusztav Hona. Iniciou seus estudos de música aos três anos e piano aos cinco. Estudou ainda na Suiça, com o prof David Brouchez, principal trombonista da Orquestra Tonhalle de Zurich. No piano suas mentoras foram as professoras Rosa Corvino e Ediná Pinheiro. Em Janeiro de 2002, iniciou o aprendizado do Trombone Baixo. Em Abril do mesmo ano, venceu o concurso para a vaga de Trombone Baixo na Orquestra Sinfônica da USP.

No exterior atua como músico convidado em orquestras sinfônicas e grupos de câmara frequentemente, na Holanda, Áustria, Hungria, Itália, Alemanha, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Foi professor de trombone no UNASP – Universidade Adventista de São Paulo e na Casa da Música – Prefeitura Municipal de Diadema, Coordenador de Metais do Núcleo de Música Antiga da USP, onde desenvolveu pesquisa de repertório e técnicas de sacabuxa e Regente Assistente na Banda Sinfônica Pimentinhas, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarulhos. Estuda regência com os Maestros Paulo Maron e Eduardo Ostergren.

Em 2005 foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de professor substituto na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, e exerceu esta mesma função junto à Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás - UFG entre 2010 e 2012.

Cursa o mestrado em Regência Orquestral na Unicamp, sob a orientação do prof. Dr. Eduardo Ostergren, leciona trombone, regência, história da música, metodologia e matérias teóricas na Unisantanna, em Sâo Paulo. É membro fundador do SlideBone, quarteto de trombones. Desde 2006 é trombonista baixo da banda Projeto Coisa Fina. Integra a Orquestra Sinfônica de Sorocaba como músico extra, é professor externo no Instituto Federal de São Paulo e é Regente Titular e Diretor Musical do Oz Brass.

LEONARDO FERNANDES – Músico de sólida formação e vasta experiência, formado pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e graduado pela Escola de Comunicações e artes da USP/São Paulo, foi aluno de Marco Antônio da Silva Ramos e Ronaldo Bologna. Estudou canto com Ayrton Nobre e Martha Herr, piano com José Eduardo Martins e Pietro Maranca, tendo aulas de cravo também com Maria Eugênia Sacco e de órgão de tubos com Elisa Freixo.

Interessando-se pela música desde estudante, atuou como cantor no Coro do Estado, no Coral da Cultura Inglesa e na ACASP (Associação Coral Adventista), tendo participado da apresentação de várias importantes obras do repertório: Sinfonia nº 02 de  Mendelssohn (“Lobgesang”), “Carmina Burana” de Carl Off, “Liebeslied Walzer” de J. Brahms, Choros 10 de Villa Lobos e outras, sob

a regência de nomes como Juan Serrano, Martha Herr, Eleazar de Carvalho e David Machado. Como diretor musical atuou nos musicais “Rock Horror Picture Show” e “Pippin”, da Cultura Inglesa e, “Annie Fet Your Gun”, “The Fiddler on the Rool” e “The Sound of Music”, da American Graded School, instituição onde trabalhou  como regente de corais de alunos, assim como no coro de professores da escola alemã “Visconde de Porto Seguro” (2013). Atuou como regente coral na Paróquia Nossa Senhora da Mãe da Igreja, na década de 1990, e como regente assistente do International Community Choir, sediado na Catedral Anglicana de São Paulo.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Orquestra da Escola Municipal de Música irá representar Descalvado na fase estadual do Mapa Cultural Paulista
Prefeitura firma parceria com Hospital de Barretos para o Programa de Prevenção do Câncer do Colo de Útero
CPFL Paulista e Cinecidade levam cinema gratuito e sustentável a Descalvado
Carreta tomba e despeja 30 mil litros de óleo em canteiro central da Washington Luís
Desemprego tem a maior taxa para setembro desde 2009, diz IBGE
Acessa SP tem minicurso para aprender a controlar finanças pessoais
Novo shopping de São Carlos entra na reta final das obras
Em dia produtivo, Polícia Militar prende assaltante e recupera dois veículos roubados
Com patrocínio da Mineração Jundu e apoio da Prefeitura Municipal, Descalvado sediou etapa do 'Circuito RMC de Corrida e Caminhada'
Cidades reúnem cursos e mostras na Semana de Ciência e Tecnologia
Mentoplastia - A plástica do queixo
Motorista perde controle de Fox e invade canteiro central da SP-215
Posto de Atendimento ao Empreendedor de Descalvado oferece palestra e feira
Treinador de escolinha de futebol é preso acusado de estuprar menino de 16 anos em São Carlos
Empresário são-carlense é rendido por sequestradores e depois solto próximo à SP-215
Moto Clube Trevas do Brasil faz doação de brinquedos para o Lar dos Meninos
Câmara discute em duas audiências na próxima semana, Plano Diretor e Lei Orçamentária
Fênix participa da Campanha “Outubro Rosa”
Mars anuncia investimento de R$ 750 milhões no Estado de São Paulo
Crianças do ‘Projeto Conviver’ recebem brinquedos da Intervias
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"