09/09/2015 (07h40)

Descalvado reduziu em 30% o índice de vulnerabilidade social, segundo o Ipea

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada traz comparações com dados de 2000. Município possui Índice de Vulnerabilidade Social 60% menor do que a média nacional, que é de 0,32.


Mapa de vulnerabilidade mostra as diferenças entre as cidades de São Paulo
(Foto: Reprodução/Ipea)
Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea - revelou que o município de Descalvado reduziu em 30% o Indice de Vulnerabilidade Social (IVS) desde a última pesquisa realizada no ano de 2000. Classificado com o índice de 0,19, Descalvado é considerado um município com vulnerabilidade muito baixa.

O IVS varia entre 0 e 1 e, quanto mais próximo a 1, maior é a vulnerabilidade social. De 0 a 0,2, considera-se que a vulnerabilidade é muito baixa; valores entre

0,201 e 0,3 indicam vulnerabilidade baixa; IVS entre 0,301 e 0,4 aponta para média vulnerabilidade e, entre 0,401 e 0,5, alta vulnerabilidade. Qualquer valor entre 0,501 e 1 indica que o município possui muito alta vulnerabilidade social.

De acordo com os dados que foram divulgados na semana passada pelo Ipea, em 2000 o IVS de Descalvado estava classificado em 0,27, o que já deixava a cidade na faixa de municípios com vulnerabilidade baixa, porém com a redução do IVS para 0,19, Descalvado agora figura entre as cidades com índice muito baixo.

Para se ter uma ideia da importância do resultado para o município, o IVS do Brasil está classificado com 0,32, o que deixa Descalvado com um índice 60% menor do que a média nacional.

ENTENDA - O IVS é construído a partir de indicadores do Atlas do Desenvolvimento Humano (ADH) no Brasil e procura dar destaque a situações de exclusão no território nacional, em uma perspectiva que vai além da identificação da pobreza como insuficiência de recursos monetários. Dessa forma, ele complementa o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e fornece informações que podem ser usadas pelos governantes para a criação ou aperfeiçoamento de políticas públicas mais sintonizadas com as reais necessidades locais.

Para isso, são considerados 16 indicadores estruturados em três dimensões – infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho – e entendidos como fatores que deveriam estar à disposição da população. “Nesta medida, este índice foi pensado para dialogar com o desenho da política social brasileira, uma vez que atesta a ausência ou insuficiência de ‘ativos’ que, pela própria Constituição Federal de 1988, deveriam ser providos aos cidadãos pelo Estado, nas suas diversas instâncias administrativas”, explica o Atlas da Vulnerabilidade Social.

Assim, em infraestrutura urbana, são considerados o percentual de pessoas em domicílios com abastecimento de água e esgoto inadequados, a porcentagem da população que vive em domicílios urbanos sem serviço de coleta de lixo e a taxa de moradores que vivem em imóveis com renda per capita inferior a meio salário mínimo e que gastam mais de uma hora até o trabalho.

Em capital humano, o Ipea analisa a mortalidade até um ano de idade, o percentual de crianças de 0 a 5 anos que não frequentam a escola, o percentual de pessoas de 6 a 14 anos que não frequentam a escola, a porcentagem de mulheres de 10 a 17 anos de idade que tiveram filhos, o percentual de mães chefes de família e sem ensino fundamental completo, a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais, o percentual de crianças que vivem em domicílios em que nenhum dos moradores tem o ensino fundamental completo e o percentual de pessoas de 15 a 24 anos que não estudam, não trabalham e possuem renda domiciliar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.

Por fim, em renda e trabalho, o levantamento mede a proporção de pessoas com renda domiciliar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, a taxa de desocupação da população de 18 anos ou mais, o percentual de pessoas de 18 anos ou mais sem fundamental completo e em ocupação informal, a porcentagem de pessoas em domicílios com renda per capita inferior a meio salário mínimo e dependentes de idosos, e a taxa de atividade das pessoas de 10 a 14 anos.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado reduziu em 30% o índice de vulnerabilidade social, segundo o Ipea
Grupo armado rende família durante assalto a sítio em Descalvado
ESPECIAL DESCALVADO 183 ANOS: Conheça os personagens de um Senado que tem muita história para contar
Tempo chuvoso obriga o cancelamento do Desfile Cívico de 7 de Setembro
53% dos passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro, aponta pesquisa da Artesp
Quadrilha explode caixas eletrônicos dentro de empresa em Matão
Prefeito participa de encontro na Assembleia para discutir a grave crise econômica enfrentada pelos municípios
Campanha de vacinação antirrábica terá início na zona rural
1ª parcela do 13º de aposentado do INSS será paga na folha de setembro
Rodovias paulistas devem registrar tráfego intenso de veículos neste feriado da Independência
CIEE recruta para vagas de estágio em Descalvado, para o TRE-SP
Câmara convida população para a “Plenária do Estudante"
Estética Orofacial: O futuro da Odontologia
Lobbe denuncia atraso de repasses federais para prefeituras
Um ano após agressão em creche, pai fala em superação, não em perdão
Integrantes da 'Gangue da marcha ré' são detidos em Descalvado, diz PM
Polícia Civil cumpre mandado e detém tio suspeito de atirar em sobrinho com uma garrucha
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"