26/09/2015 (17h18)

Capitão Messias assume o comando do Batalhão da Polícia Militar de Descalvado

Promovido a Capitão no último mês de agosto, novo comandante da 3ª Cia da PM vem da região de Barretos. Capitão Messias chega em meio a vários crimes de roubos e assaltos. Plano de trabalho já tem direcionado várias ações para coibir a criminalidade.

A 3ª Cia do 38º Batalhão da Polícia Militar de Descalvado já conta com o seu novo comandante, o Capitão Antonio Messias dos Santos Neto, vindo da cidade de Barretos (SP) – há 230 km de Descalvado, onde trabalhou por 11 anos como Tenente no 33º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior). Capitão Messias foi um dos agraciados pelas promoções da PM ocorridas no final do mês de agosto, juntamente com o ex-Capitão e ex-Comandante em Descalvado, Luiz Sérgio Mussolini Filho que subiu ao posto de Major.

Capitão Messias tem 40 anos de idade, foi membro do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo e em Barretos atuou por vários municípios da região entre Bebedouro e Colina. Barretos tem mais de 118 mil habitantes e segundo ele o índice de criminalidade é considerado baixo e pertence à mesma região de comando de policiamento que Descalvado - Interior 3 – região de Ribeirão Preto formada por 93 municípios.

Nos primeiros dias fez um reconhecimento tanto de Descalvado quanto da cidade de Santa Rita do Passa Quatro que está sob o comando da 3ª Cia da PM,

as quais ele não conhecia pessoalmente, mas se mantinha informado através de reuniões periódicas na sede do comando em Ribeirão Preto. “Nessas reuniões fazemos um intercâmbio sobre o funcionamento do policiamento nas diversas regiões começando por Franca, Ribeirão, São Carlos, Barretos, Araraquara e Sertãozinho”, explicou o novo Capitão.

De um modo geral falando em segurança pública dos pequenos municípios da região de Ribeirão Preto, como Descalvado e outros, tendo em vista os últimos acontecimentos de roubos e assaltos, o novo comandante disse que ainda estão em uma situação privilegiada em comparação a municípios de outras regiões do Estado. Ocorrências  são registradas e há situações que demandam  a ação da Polícia, mas dentro dos parâmetros de comparação que são os indicadores criminais e dentro de um todo os índices são relativamente abaixo do que ocorre nas demais regiões. “Isso traz bastante responsabilidade pra gente, porque sempre nos colocamos metas de melhorias desses índices”, comentou Capitão Messias.

O novo Capitão ainda estuda a possibilidade de fixar residência em Descalvado. Por hora mantém vida particular e familiar em Barretos, de onde é natural,  mas garante que estará presente na cidade todos os dias da semana  procurando uma boa integração com a comunidade em geral.

A meta é conhecer cada vez mais ambas as cidades para melhorar  e ampliar a atuação da PM. “Como Comandante da 3ª Cia me coloco à disposição dos munícipes e das  autoridades constituídas para no que puder colaborar na área de segurança, a qual está ligada diretamente na qualidade de vida das pessoas”. Ele citou a importância de uma boa iluminação pública  nos locais de acesso da população, bem como a devida sinalização das ruas e a proximidade da PM com alunos das escolas através de palestras do Proerd.

Plano de trabalho inclui policiais COM FUNÇÕES administrativAs nas ruas - A Polícia Militar mantém padronizado seu planejamento de trabalho e sistema de atuação dos policiais assim como uma grande empresa, mas se leva em consideração as características de cada região, sua sazonalidade e os eventos criminais que ocorrem.

Em primeiro momento, o novo comando dará sequência ao que já vinha sendo feito pelo ex-comandante Mussolini, considerado um excelente trabalho e principalmente a boa relação da Polícia com a população, sendo um dos pontos de partida do plano de trabalho. “A comunidade quando trabalha em conjunto com a Polícia e a Polícia com a comunidade e demais órgãos,  a gente consegue  resolver os problemas de uma forma muito melhor, por isso quero estreitar ainda mais esse trabalho em conjunto  com a comunidade e demais órgãos de segurança pública contribuindo para um melhor resultado”, reforça o Capitão.

Continua a rotina de trabalho da DEJEM (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) realizando patrulhamento e operações de vistoria de veículos e localização de suspeitos e procurados pela Justiça, com o reforço dos policiais do setor administrativo.

Capitão Messias já começou o rodízio em ambas as cidades colocando mais policiais nas ruas em horários adversos ao trabalho administrativo, sem onerar o serviço da corporação, como medida de reforço.

Em consequência das últimas ocorrências que trouxeram insegurança à população nas últimas semanas o novo comandante já está implementando algumas operações  e direcionamento do policiamento como forma de prevenção e empenho em realizar futuras prisões dos ‘bandidos’ que estão agindo em Descalvado e Santa Rita.

Segundo ele o corpo policial de ambas as cidades é bem preparado e tem condições de  inibir estes tipos de delitos, sendo originários da própria cidade  ou de pessoas que migram de outras regiões e centros maiores.

Para isso contará com a parceria da comunidade  em passar informações à PM sempre que se perceber um indivíduo diferente na cidade, atitudes estranhas e até mesmo veículos suspeitos, para  que façam uso do 190 para averiguação policial. Essas atitudes podem inibir uma ação criminal.

AUMENTO DA CRIMINALIDADE NO INTERIOR DO ESTADO - Há uma avaliação por especialistas de que os ‘bandidos’ possa estar migrando dos grandes centros para regiões menores pela tranquilidade, facilidade e despreparo da própria população, visto em várias notícias a morte de vários bandidos por ações inesperadas da polícia e algumas vezes por reações das próprias vítimas.

“O que se percebe muito hoje  e nós já temos iniciado um trabalho neste sentido é que a criminalidade sempre procura mudar o seu modo de agir, muitas vezes em razão da dificuldade encontrada. Hoje, o trabalho na área de segurança pública tem que se pautar  pelo planejamento em relação às características do município”, explicou o comandante que em seu reconhecimento em Descalvado e Santa Rita concluiu serem municípios muito bem organizados. “O efetivo policial e a estrutura da 3ª Cia são muito boas e com condições muito favoráveis de trabalho, mas não podemos desconsiderar a maneira de agir da criminalidade que atua regionalmente. Apesar das cidades serem tranquilas, temos nas proximidades cidades maiores  e acessos rodoviários muitas vezes usados pelos criminosos para chegarem até nossos  municípios para praticar vários tipos de crimes”, comentou.

Em cima da atuação criminal das últimas semanas o Capitão está direcionando o trabalho da PM para evitar que volte a ocorrer.

Maus tratos e abandono de animais estão na mira da PM - Entrando num tema bastante debatido nas redes sociais nos últimos meses e a dúvida da população se deve ou não levar os casos até à Polícia está sendo explicado também pelo novo comandante da PM, que de fato ‘maus tratos e abandono de animais’ é crime.

A pessoa que souber e ou presenciar casos de maus tratos e abandono de animais que têm ocorrido e aumentado a frequência em Descalvado, devido o alto índice de natalidade e falta de responsabilidade de seus donos, poderá acionar a PM pelo canal do 190 para que seja feita uma averiguação do fato, como também prestar queixa na Delegacia de Polícia para abertura de Inquérito Policial.

Capitão Messias esclarece ainda que em caso da própria viatura policial durante patrulhamento presenciar  e ou suspeitar de maus tratos a qualquer animal que seja, tem autonomia para intervir. Em caso de comprovação de ação criminal contra os animais a pessoa responderá pelo crime previsto na Lei Nº 24.645/34, artigo 3º, item V: “abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistência veterinária”, de acordo com a aplicação de penas previstas na Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).


Lei prevê detenção de até um ano e pagamento de multa a ser determinada pela Justiça, para quem maltratar animais. A população precisa denunciar

Entre as penalidades da lei está a aplicação de multas em valor monetário, a ser decidido pela Justiça, e a prisão de  2 a 15 dias, independente se quem pratica o crime seja proprietário ou não do animal. O  art. 32 da Lei Federal 9.605/98 - dos Crimes Ambientais prevê pena de detenção de 03 meses até a 01 ano e multa.

O Comando da PM também se coloca à disposição da APAD (Associação Protetora dos Animais) para apoiar a ação contra os vários crimes envolvendo espancamento, abandono, clausura e falta de alimentação, auxiliando as pessoas a ligarem no 190.  “Esse tipo de atitude irá inibir que outras pessoas cometam o mesmo tipo de delito. Nós estamos inteiramente à disposição da população e da Associação Protetora dos Animais para que nos tragam essas situações”, concluiu Capitão Messias.

*Fonte: Jornal Folha de Descalvado, com a colaboração de Marisa Monzani
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Capitão Messias assume o comando do Batalhão da Polícia Militar de Descalvado
Ciclista morre após ser atropelado em avenida de São Carlos
Motorista perde o controle da direção e colide Passat em árvore na SP-215
FGTS de domésticos começa a valer em outubro; veja como vai funcionar
Implantes dentários: O que precisamos conhecer
Homem rouba carro, pula do telhado, 'dribla' policiais e consegue fugir
Motociclista escapa praticamente ileso após colidir de frente com carro em rodovia de Pirassununga
Caminhão com pó de gesso tomba na Rodovia Washington Luís em Ibaté
Dengue: conheça o aplicativo que ajuda no combate à doença
Dilma envia ao Congresso PEC que cria 'nova CPMF'
Baixa umidade do ar deixou Descalvado em estado de emergência nesta segunda-feira
Criança chora, comove PMs em morro e ganha bolo e presente de aniversário
CODIM realiza Conferência Municipal para discutir políticas em favor das mulheres
Caminhoneiro colide em painel da SP-215 e fica preso às ferragens
Ministério Público de Descalvado alerta que compartilhar informações falsas pelo Facebook ou pelo WhatsApp é crime
Museu Público Municipal abre suas portas para I Mostra Individual de Alex Ferreira
Dia 4b de outubro tem eleições unificadas para o Conselho Tutelar de Descalvado
Bandidos assaltam supermercado no Bairro N.S. Aparecida
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"