21/08/2013 (07h29)

Pedidos de ‘urgência especial’ e projetos sem pareceres têm atrasado Sessões da Câmara

O que era para ser uma excepcionalidade, tem se tornado rotina nas sessões ordinárias da Câmara Municipal. De acordo com o artigo 126 do Regimento Interno do Poder Legislativo, qualquer Vereador, julgando uma matéria de caráter urgente, poderá requerer regime de ‘urgência especial’ para apreciação de projetos em tramitação. Uma vez aprovado o pedido (em plenário e pela maioria dos edis),  o projeto é discutido e votado na mesma sessão, podendo haver suspensão dos trabalhos para emissão de parecer e para redação final, na hipótese de ocorrer substitutivos, emendas ou subemendas. Numa tramitação normal, o projeto pode ser analisado, discutido e aprovado em até 45 dias.


O fato é que semanalmente têm sido feito pedidos de regime de urgência especial em projetos destacadamente de autoria do Poder Executivo, os quais geralmente não contam com os devidos pareceres das comissões permanentes da Casa, sendo necessária a suspensão da Sessão, para a análise – ali na hora -, dos projetos.

Na sessão da Câmara desta segunda-feira, o  vereador Argeu Donizete Reschini (PPS) solicitou regime de urgência para cinco projetos – três de autoria da Prefeitura e dois, de interesse do Poder Legislativo.  Com o pedido aprovado, a sessão foi suspensa por cerca de 40 minutos após o pronunciamento dos Vereadores o que culminou, considerando pelo menos mais quatro projetos a serem aprovados, no término da sessão por volta da meia noite. E isso tem sido uma constância nas sessões legislativas, o que tem gerado uma certa crítica do público participante.

Em alguns casos, a falta de pareceres por parte das Comissões se dá pelo fato do projeto de lei ter sido protocolado na quinta ou sexta-feira anterior, não havendo assim um tempo hábil para que todos os membros avaliem. Porém, há também casos de vereadores, membros de comissões, que têm chegado à Casa poucos minutos antes do início da Sessão, sem, por exemplo, passarem pela Câmara durante a semana e ai, tomam conhecimento das matérias apenas na hora da Sessão.

FRENTE DE TRABALHO, LICENÇA PRÊMIO E BIÊNIO – os projetos em que foram solicitados os pedidos de urgência especial para serem aprovados na sessão de segunda-feira (tendo sido protocolados na Câmara na semana passada) dizem respeito a benefícios aos servidores públicos municipais, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, com exceção do projeto de lei que prevê uma complementação aos contratados da Frente de Trabalho.

Neste caso foi aprovado um valor de R$ 200,00 que serão acrescidos à Bolsa Auxílio que é paga pelo Governo Estadual no valor de R$ 300,00. Em Descalvado, são 90 pessoas que participam da Frente de Trabalho para o exercício de uma atividade diária de 6 horas durante quatro dias da semana, além de um dia destinado a curso profissionalizante.

Com relação aos demais, foi aprovado o retorno da licença-prêmio em pecúnia. O projeto inicial porém contemplava o pagamento de 1 mês em dinheiro e os dois meses restantes em descanso. Através de uma emenda proposta pelo vereador José Augusto Cavalcante Navas, o servidor público poderá optar pelos três meses em pecúnia.

Também foi aprovado o retorno do benefício antigamente conhecido por quinquênio em que, a cada cinco anos e correspondendo a normas previamente estabelecidas, o servidor tinha acrescido em seu salário percentuais que chegavam a 5%. Com a reestruturação administrativa, o benefício foi substituído pela meritocracia que seguia outros critérios, mas que não chegou a ser implantada definitivamente.

O que os vereadores aprovaram em regime de urgência especial foi o biênio, ou seja, a cada dois anos, os servidores terão um acréscimo de 5% ao seu salário inicial, claro, desde que obedecidos algumas determinações.

Os benefícios foram estendidos aos funcionários da Câmara Municipal.

FIM DO VOTO SECRETO – também aconteceu na mesma sessão, a votação em segundo turno da emenda à lei orgânica de autoria do vereador Edevaldo Guilherme, que extingue o voto secreto na Câmara Municipal.

A matéria já havia sido votada em primeiro turno no dia 05 de agosto, tendo sido aprovada por unanimidade, votação esta que se repetiu na segunda-feira.

Com a medida, denominações de ruas e prédios públicos, concessões de títulos honoríficos e perdas de mandato político agora, serão votadas de forma aberta.
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Pedidos de ‘urgência especial’ e projetos sem pareceres têm atrasado Sessões da Câmara
Carro encontrado em Porto Ferreira indica desaparecimento de mulher de 32 anos
Delegacia de Defesa da Mulher de São Carlos investiga possível abuso sexual em criança de três anos
Mais uma cidade da região anuncia redução do número de cargos de confiança
Homem mata o próprio irmão a facadas em Leme
Escola do Morumbi é furtada e incendiada na noite deste domingo
Dez costumes do motorista que acabam mais rápido com o carro
Alckmin garante entrega do Aeroporto de Araraquara até outubro
Prefeitura Municipal assina acordo para encerrar práticas de assédio moral
Motorista salva 13 pessoas de atropelamento em Matão
Espuma branca aparece no leito do Rio Mogi Guaçu
Idoso de 73 anos é brutalmente agredido em suposta tentativa de assalto em São Carlos
Festa de Nossa Senhora da Babilônia espera receber 40 mil fiéis
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"