02/04/2014 (20h30)

SER DIFERENTE É NORMAL

Dia Mundial de Conscientização do Autismo teve passeata organizada pela APAE

Jaqueline Fonseca

Nesta quarta-feira (2) comemorou-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O dia 2 de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes para fazer um alerta sobre esta síndrome. Tem como objetivo trazer a visibilidade para esse tipo de deficiência que ainda é pouco abordado e conhecido pela sociedade em geral e, por isso, famílias têm maiores dificuldades no trato de pessoas com autismo. Para um melhor acompanhamento, é importante que haja o diagnóstico precoce, assim a criança poderá receber cuidados médicos e educacionais adequados.


Em Descalvado, a data foi comemorada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que pelo segundo ano consecutivo promoveu uma passeata pelas ruas da cidade com a participação de alunos, professores, funcionários, especialistas, voluntários e alguns pais, todos vestidos e caracterizados com a predominância da cor azul, que simboliza o referido transtorno. Estiveram presentes ainda na mobilização, servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e, a vice-presidente da Câmara, vereadora Ana Paula Peripato Guerra.

Patrícia Ribeiro Campos Correa, docente do curso de Psicologia da Unicastelo, foi uma das voluntárias participantes da passeata, a qual mobilizou-se junto das ex-alunas Débora Morselli Cruppi e Cassiana Patracão, que fizeram bonito conduzindo o ato pelas ruas da cidade. A passeata saiu da unidade da APAE, percorrendo trechos até a Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém, quando culminou numa grande roda, simbolizando todos de ‘mãos dadas’ em prol da conscientização do autismo.

Para a voluntária, o ato promovido em Descalvado é de suma importância principalmente pela desmistificação da síndrome. “Não é que haja um preconceito com relação ao Autismo, mas a falta

de informação sobre ele, o que é prejudicial já que quanto mais cedo ele for diagnosticado, maiores são as chances do portador de se ter um desenvolvimento melhor e mais amplo”, destacou.
 

Mãe do pequeno Eduardo Rosindo, que irá completar 03 anos no próximo dia 29 de abril, Laura Amália Rosindo participou com bastante entusiasmo e alegria da passeata. Ainda muito jovem, a mãe de Eduardo tem consciência do quanto é importante o acesso às informações sobre a síndrome e destaca a iniciativa da APAE: “Iniciativas como essa buscam chamar a atenção de um número maior  de pessoas, esclarecendo sobre o Autismo. É possível uma criança com a síndrome levar uma vida normal, ela só precisa de mais atenção”, disse.

Sobre Eduardo, ela se derrete: “Sim, ele é diferente sim, tem um jeito todo único de ver e sentir o mundo em sua volta, o que faz dele ainda muito mais especial”.

SOBRE O AUTISMO - Como os portadores não apresentam características físicas diferenciadas, a identificação por parte da família é mais difícil. Mas a tríade: falha na comunicação, pouca socialização e muita imaginação, são características fortes dos portadores desse tipo de deficiência, podendo alguns apresentar uma carência intelectual ou um desenvolvimento intelectual acima da média.

Sem a realização de um levantamento específico, estima-se que cerca de dois milhões de brasileiros sejam portadores do autismo. A falta de dados demonstra a falha na atenção para esse público tanto que somente em 2012 foi criada uma legislação específica para o autismo. Antes, o autista não era visto como uma pessoa com deficiência. 

Trata-se da Lei Nacional nº  12.764/12, nominalmente conhecida por Lei Berenice Piana - uma ativista e mãe de autista-, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estabelecendo diretrizes para que esta Política se concretize. A lei considerou o autista aquele que possui deficiência na comunicação verbal e não verbal usada para interação social, ausência de reciprocidade social e falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; além de padrões repetitivos de comportamentos motores ou verbais estereotipados, excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamentos ritualizados e interesses restritos e fixos.

Hoje a luta de Berenice é para que os autistas tenham centros específicos de tratamento, já que a síndrome é extremamente complexa.

  
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Dia Mundial de Conscientização do Autismo teve passeata organizada pela APAE
Com mais de 600 crianças e adolescentes atendidos, Projeto Criança é sinônimo de sucesso ha mais de 26 anos
Um ano após emenda, domésticas seguem sem todos os direitos
Médica foragida por cortar pênis de ex-noivo é localizada pela polícia
Após mais de dois anos, USF do Morada do Sol é entregue à população
Corpo de mulher é encontrado com perfurações em Pirassununga
Caminhão carregado de medicamentos tomba na Washington Luiz
Falhas podem levar Net a pagar multa de até R$ 7 milhões
TRT mantém proibição da terceirização da colheita da laranja
Taxista bate em caminhão e fica gravemente ferido em Ibaté
Ministério da Saúde assegura que vacina contra HPV não traz riscos
Governador anuncia reforço de mil policiais por dia em todo o Estado
Produtos caseiros ganham destaque nesta Páscoa
Reunião entre empresários e equipe de governo tenta incentivar comércio local  a participar mais de licitações
Motociclista envolve-se em acidente próximo ao Nosso Clube, é socorrido pela ambulância e em seguida foge do PS
Empresário de 60 anos morre em acidente ao dirigir na contramão da Rodovia Washington Luiz
Jornalista Lázaro Timothéo do Amaral terá foto afixada na “Sala de Imprensa” da Câmara
Projeto enviado à Câmara concede 7,5% de aumento salarial ao funcionalismo
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"