09/04/2014 (08h38)

Abastecimento deixa de contar com transposição de águas do Córrego da Onça

Usina Ipiranga solicitou devolução de adutoras em razão do início da safra

Desde a semana passada o sistema de abastecimento de água do município não conta mais com a transposição de águas do Córrego da Onça (Jardim Paola), para as represas Rosária e Calmon. Medida emergencial tomada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) logo nos primeiros dias de janeiro visando o não racionamento, a captação de águas só foi possível pela disponibilidade das adutoras por parte da Usina Ipiranga, que cedeu gratuitamente ao município.

Na ocasião foram instalados cerca de 2,6 quilômetros de adutoras o que garantiu que o nível da água pudesse retornar à sua normalidade. Somado


ao atendimento  do apelo feito pelo governo municipal à população para economia no uso da água, Descalvado foi uma das poucas cidades da região a enfrentar a estiagem dos três primeiros meses de 2014, sem ter que adotar o racionamento.

Problemas pontuais ocorridos na zona leste, por exemplo, a interrupção do fornecimento em bairros como Parque Milênio, Vitória, Portal dos Coqueiros, Ricardo César e Jardim Albertina foram resolvidos com substituição de bombas, identificação e solução de vazamentos, mas a intenção e os planejamentos para a referida área da região preveem interligação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) aos reservatórios do bairro, através de passagem que se dará ‘cortando’ a Avenida Descalvado.

Questionado se a interrupção da transposição não comprometerá o sistema de abastecimento da cidade, o secretário Valdecir Marcolino informou que se a população continuar colaborando, provavelmente não, isto porque o sistema está normalizado e, já saímos da época crítica da estiagem, embora tenham se registrado altas temperaturas.

Quanto a um sistema permanente de transposição direto da nascente do Córrego da Onça, ele já está sendo considerado pela Secretaria: “Nós estamos viabilizando os recursos necessários junto à Secretaria de Finanças e órgãos estaduais para efetivarmos a vazão disponível do Córrego da Onça”, informou Valdecir.

Mas desde que assumiu a pasta em janeiro de 2014, o secretário tem alertado que o sistema de abastecimento de Descalvado carece de investimentos, estes segundo o próprio, deixados de serem realizados há pelo menos cinco anos. “Hoje, para termos um sistema adequado é preciso no mínimo mais um poço artesiano na região do Alto da Boa Vista, além é claro de algumas obras, como a interligação com a região leste, etc. Nosso sistema é dotado de 14 eixos sendo um de água superficial, que é a ETA e outros 13 poços subterrâneos”, explicou.

Além disso, o ideal é que o consumo diário da população seja reduzido: mesmo economizando, são utilizados atualmente de 230 a 250 litros/dia por habitante. O ideal, conforme Valdecir, é que fique entre 180 a 200 litros/dia por habitante. 

CAMPANHA PARA A ECONOMIA - Embora os níveis de reservatório estejam na sua normalidade, a SEMARH continuará com o apelo à população e neste mês, as contas serão entregues junto a um panfleto institucional e explicativo, como forma de incentivo e esclarecimento aos munícipes.

Denominada ‘Abastecimento de Água em Descalvado: um desafio a ser vencido’, a campanha relata as iniciativas tomadas no início deste ano e alerta a população sobre a necessidade de se continuar economizando água.

Também consta do panfleto o compromisso da administração de que a resolução no abastecimento de água será prioridade.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Abastecimento deixa de contar com transposição de águas do Córrego da Onça
Prefeitura Municipal decreta desapropriação de todo o complexo da antiga Vigor em Descalvado
Contas de energia da CPFL sofrem reajuste de 17,23%
Vacinação contra gripe terá Dia Nacional de Mobilização
Primeira dama de Leme é feita refém em assalto à sua residência
Prefeito de São Carlos quer implantação Serviço de Verificação de Óbito no município
Preço do etanol sobe em 16 estados na semana, revela ANP
Tremores de terra deixam cidades de MG sem energia
Sobrinho mata a tia-avó de 93 anos enforcada em Porto Ferreira
Bombeiros levam 3 horas para conter fogo de torre de celular em São Carlos
Jovem descalvadense conta como superou problemas como bullyng e a perda precoce dos pais; se amando ela deu a volta por cima e hoje é modelo plussize
R$ 150 mil para aquisição de raio-x podem ter sido desviados
IDESP aponta diferenças entre escolas estaduais do município
CPI: Relatório final é encaminhado ao Ministério Público
Descalvado tem nomeado o seu primeiro Secretário de Estado
Pela 2ª vez, tamanduá-bandeira em extinção 'visita' moradores de Leme
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"