05/04/2014 (08h52)

IDESP aponta diferenças entre escolas estaduais do município

Descalvado possui duas escolas estaduais, a José Ferreira da Silva – no centro da cidade -, e a ‘Prof. Luciano Ivo Tognetti’, recém inaugurada no bairro Morada do Sol. Ao menos na avaliação do IDESP – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo referente ao no de 2013,  elas ficaram de lados opostos.

Em sua primeira avaliação, a escola do bairro Morada do Sol obteve índices acima das médias do município, da Diretoria de  Ensino (de São Carlos, o qual engloba mais outras cinco cidades) e também do Estado, destacadamente na avaliação do Ensino Médio.


Cerca de 20 alunos do terceiro ano do referido ciclo prestaram as provas que incluem as disciplinas de Português e Matemática, o que acabou resultando num índice de 2,51; maior que a média da diretoria de ensino que foi de 2,33 e, do Estado, que atingiu 1,83. A avaliação da Secretaria de Estado da Educação tem uma escala que vai de 0 a 5.

Com relação ao Ensino Fundamental (avaliação apenas do 9º ano pela escola não possuir as demais séries da prova), o IDESP foi de 2,41, maior que a média do município, que ficou em 2.,2.

Em razão dos bons índices obtidos, professores e funcionários da escola receberam no último dia 28 de março, o bônus pago a todos os servidores da Educação do Estado que alcançaram as metas definidas pelo IDESP para este ano. Todos os funcionários (incluindo diretores, professores, educadores e equipe de limpeza) das escolas que atingiram ou superaram as metas estabelecidas pelo IDESP podem ganhar até 2,9 salários a mais. Se superada a meta, o limite de bônus é de 2,9 salários. Se não atingida a meta, é calculado o avanço da escola (se avançou, por exemplo, 50% da meta, o bônus é de 1,2 salário). As faltas dos profissionais também são consideradas no cálculo do bônus.  O total de contemplados deste ano em todo o Estado foram 255 mil servidores e o valor pago de 700 milhões de reais. 

Para a diretoria da escola estadual do bairro Morada do Sol, o resultado se deve a um trabalho integrado da equipe escolar: gestores, professores, funcionários e pais e ou responsáveis.

JOSÉ FERREIRA DA SILVA – Já a tradicional escola do centro da cidade, mais conhecida por ‘Ginásio’, teve regressão em seus índices.  Enquanto em 2012 o IDESP do Ensino Fundamental da escola foi de 2,16, o divulgado recentemente pela Secretaria de Estado da Educação referente a 2013 foi de 1,78, uma queda de 0,38 pontos percentuais.

O Ensino Médio também apresentou queda, passando de 2,17 em 2012 para, 1,93 em 2013. Além de registrar regressão, a escola José Ferreira da Silva deixou de atingir as metas estipuladas para o referido período, tendo sido ideal, a obtenção de um IDESP de 2,30 para o Ensino Fundamental e 2,28 para o Ensino Médio.

Contatada, a direção da escola José Ferreira da Silva, até o fechamento desta edição, não havia encaminhado pronunciamento quanto aos resultados da referida avaliação.

SOBRE O IDESP -  É um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

IDESP aponta diferenças entre escolas estaduais do município
CPI: Relatório final é encaminhado ao Ministério Público
Descalvado tem nomeado o seu primeiro Secretário de Estado
Pela 2ª vez, tamanduá-bandeira em extinção 'visita' moradores de Leme
Canonizado, José de Anchieta é o terceiro santo brasileiro
Vítima de assalto reage, desarma e atira em dois suspeitos em Rio Claro
São Paulo é o estado que mais investe em segurança no Brasil
Fênix promove palestra que abordará longevidade saudável
'Não estamos prontos', diz secretário-geral da Fifa sobre a Copa no Brasil
Lanche de 350 kg é devorado por alunos em 2 horas em São Carlos
Dia Mundial de Conscientização do Autismo teve passeata organizada pela APAE
Com mais de 600 crianças e adolescentes atendidos, Projeto Criança é sinônimo de sucesso ha mais de 26 anos
Um ano após emenda, domésticas seguem sem todos os direitos
Médica foragida por cortar pênis de ex-noivo é localizada pela polícia
Após mais de dois anos, USF do Morada do Sol é entregue à população
Corpo de mulher é encontrado com perfurações em Pirassununga
Caminhão carregado de medicamentos tomba na Washington Luiz
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"