27/04/2014 (13h45)

Quando a arte e o dom caminham lado a lado

Artesanatos de Michelle Fachini de Oliveira encanta pela doçura e criatividade. Artista descalvadense dedica-se à arte com o papel.

Por Jaqueline Fonseca

A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais.

No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas. Em nosso país, temos um dos artesanatos mais ricos do mundo, o qual garante o sustento de muitas famílias e comunidades. E aqui em Descalvado não é diferente: temos um celeiro vasto de artistas e artesões que além de representarem a nossa cultura, projetam a nossa própria história.


Michelle Fachini de Oliveira, 33, a mãe da pequena ‘Larinha’ e esposa de Alessandro Spadari, é uma dentre tantas artistas locais que, com o seu trabalho, na verdade um dom divino, encanta pela doçura e criatividade de suas peças.  Dentre tantas opções no artesanato e após experimentar na prática alguns deles, ela resolveu dedicar-se à arte com o papel.

“Desde a época da faculdade, quando cursava Fisioterapia, sempre fazia algumas bijuterias para vender. Depois, quando engravidei e me ausentei da minha profissão, escolhi o artesanato em madeira como passatempo e uma maneira de  ganhar um dinheiro extra. Com o passar do tempo, comecei a mexer com outros tipos de artesanato, como por exemplo, bolsas em tecido feitas na máquina de costura. Mas o que me encantou mesmo, foi o papel. Comecei fazendo convites de casamento e aniversário, e depois fui aprimorando a técnica do scrapbook e então comecei a fazer livros e álbuns personalizados. E hoje faço tudo relacionado ao papel: convites, lembrancinhas, álbuns etc”, contou.

A sua especialidade são os produtos personalizados, ela confecciona forminhas de doces para aniversários e casamentos, rótulos personalizados, convites, objetos em 3D, livros de assinaturas e álbuns para fotos.

Mas, num mundo onde a modernidade impera, a gente se pergunta se é sempre possível inovar através do artesanato. Para a artesã Michelle, sim: “A cada dia surgem novas técnicas e tendências no artesanato. Sempre surgem personagens diferentes para as festas infantis, o que me faz sempre renovar o meu portfólio”, diz, a qual tem o artesanato primeiro como paixão e, consequentemente, como fonte de renda.

Mas de onde vem tanta inspiração? “Por incrível que pareça tenho ideias quando vou dormir, rsrsr! É verdade! Mas também estou sempre pesquisando na internet e sempre dando o toque pessoal e particular, sem copiar nada de ninguém”, destacou.

O público de Michelle são pessoas que gostam de produtos diferenciados, requintados e personalizados. Ela tem uma loja virtual no site Elo 7, que é um site destinado a artesanato de todos os tipos.

Quanto à valorização do trabalho artesão em si, Michelle é categórica: “deveria ser mais valorizado. Algumas pessoas, além de não valorizar nosso trabalho, reclamam que os produtos são caros. Mas não admiram a obra em si e o trabalho que levamos para desenvolver o produto. Eu sempre digo que o mais difícil, é você criar algo para alguém. Depois de criado, executar o projeto é fácil. Mas ficar ali, pensando horas e horas o que fazer é difícil.  Cada um tem um gosto próprio, e é muito difícil agradar a todo mundo. E o artesão tem esse dom, de conseguir cativar o cliente na criação do produto em que ele idealizou. É uma pena não sermos reconhecidos como deveríamos”.

Apesar dos ‘contras’, a profissão escolhida por Michelle tem muito mais prós, pois além de ser uma realização pessoal, é a materialização de um dom divino e especial, concedido a pessoas de sensibilidade e criatividade.

Trabalhar com artesanato realmente é uma arte que exige muito amor e dom para produzir as peças. O trabalho exige conhecimento na escolha da matéria prima adequada, técnicas de manuseio, criatividade e uma série de conhecimentos para conseguir finalizar a obra, como a mistura equilibrada de cores, a correta união de itens delicados e que darão leveza no produto e o conhecimento de tendências e temas. Todas qualidades e virtudes que a mãe da Lara possui de sobra!

  

SERVIÇO: Para contar a artesão Michelle, basta acessar a sua página no Facebook ou ainda visitar o site da Elo 7. Seguem links abaixo, assim como e-mail mifachini@hotmail.com.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Quando a arte e o dom caminham lado a lado
Com área reformulada, Agrishow espera público 13% maior em 2014
Após colisão, Uno quase cai no Gregório no centro de São Carlos
Colisão deixa três pessoas feridas com gravidade na SP-215
SP-215: Mulher fica gravemente ferida após colidir Pajero em caminhão
UNIVESP abre inscrições para vestibular em licenciatura e engenharia
Levantamento do CEPTA comprova o final da Piracema 2014 no Rio Mogi Guaçu
Equipe da Secretaria de Saúde se prepara para o 'Dia D' da vacinação contra a gripe
Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo divulga a programação completa do 'Dia da Emancipação'
Carro bate em caminhão e capota na Washington Luiz
Alunos das EMEI's criam mural em comemoração ao Dia da Emancipação de Descalvado e à Copa do Mundo do Brasil
Polícia Civil instaura inquérito para investigar se houve omissão de socorro na morte de paciente conveniado ao São Francisco
Júri condena ex-esposa e executor por homicídio de usineiro
Vítima reage e atropela suspeito de assalto em São Carlos
Mães denunciam na polícia homem de 26 anos que oferecia drogas e abusava de meninos entre 11 e 14 anos
Classic fica totalmente destruído após capotar na Vicinal Vito Gaia Puoli
Confira mais de 500 vagas em Concursos Públicos pela região
Em menos de 4 meses, 13 ataques a caixas assustam moradores da região
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"