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Novas regras da Anatel prometem tornar mais fácil a relação do cliente
insatisfeito com a empresa prestadora de serviço. Elas passam a valer a partir
desta terça-feira (8). Quem quiser cancelar uma assinatura, por exemplo, não vai
mais precisar sequer falar com um atendente.
Os pedidos de
cancelamentos de planos e serviços de telefonia fixa, móvel,
internet e TV's por Assinatura ficam bem mais fáceis e
acessíveis. O cancelamento poderá ser feito por telefone,
terminais ou internet, sem necessidade de falar com atendentes.
O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois
dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação
telefônica, pela internet ou pelos terminais. |
Em 2013, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações),
recebeu mais de R$ 3 milhões de reclamações contra prestadoras
de serviços – 33,9% eram questões relacionadas à cobrança.
A partir de hoje as
empresas terão 30 dias para dar uma resposta às reclamações de
cobrança indevida, caso contrário deverão corrigir
automaticamente a fatura. E se a conta já tiver sido paga,
devolver em dobro o valor questionado.
Novidade também
para os donos de 212 milhões de linhas de celular pré-pago, 77%
do total. Todas as recargas terão validade mínima de 30 dias. As
operadoras deverão ainda oferecer outras duas opções para uso
dos créditos: 90 e 180 dias. E devem avisar sempre que o prazo
estiver acabando.
Também houve
mudanças na tática da oferta de promoções só para novos
clientes. Ofertas e planos vão valer para todas as pessoas.
Quanto à tortura das conversas intermináveis com a central de
atendimento, que são interrompidas de repente, o regulamento da
Anatel prevê que de amanhã em diante, se a ligação cair, o
atendente volte a ligar. E se não conseguir, mande mensagem de
texto informando o número do protocolo de atendimento.
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