12/07/2014 (11h52) - Atualizado às 17h56

EDITORIAL

Uma batalha onde não haverá vencedores

Desde que assumiu a nova gestão da Prefeitura Municipal, a equipe que compõe a administração do Prefeito Henrique do Nascimento vêm trabalhando com firmeza e empenho na solução de diversos problemas, esquecidos ou deixados de lado por aqueles que se preocuparam apenas com seus interesses pessoais.

Para aqueles que sempre acompanham de perto os trabalhos de cada administrador que passa pela Prefeitura Municipal e não se deixam levar pelo calor de egos inflamados ou de interesses pessoais [ou de ambas situações], certamente têm notado uma grande diferença no trato com a coisa pública.


As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, capitaneados pelo secretário Valdecir Marcolino, da Secretaria de Educação e Cultura, sob a batuta da Profª Rute Pozzi Casati, de Esportes Lazer e Turismo, que têm a frente o novato e determinado Luiz Claudio Braga, além das Secretarias de Agricultura, de Administração e da própria Procuradoria Geral do Município, que desde janeiro vêm sendo conduzidas pelos advogados Nelson Luiz Pozzi Villa, Leandro Francisco Gomes Cardoso e Silvio Bellini, respectivamente, são exemplos claros de pessoas sérias e comprometidas com a ética e a responsabilidade com a administração e o patrimônio público. Qualidades que por muito pouco não foram esquecidas ao longo do ano de 2013, salvo algumas raríssimas exceções.

Desde que assumiu, a equipe formada pela atual gestão municipal vêm se deparando com uma gigantesca adversidade administrativa, muitas vezes transparecendo ter sido plantada propositadamente para prejudicar qualquer um que assumisse a Prefeitura em janeiro deste ano. Por tabela, a manobra é claro prejudicou toda uma cidade.

Aqueles que não se deixam levar pela política suja de palhaços vestidos de mulheres (esse sim aliás com ficha criminal que pode ser conferida e obtida por qualquer pessoa), de manipuladores de números ou informações, e pela imunidade oferecida por microfones abertos todas as segundas-feiras - e que algumas vezes podem agir de forma separada, porém constantemente flagrados [co]agindo em grupo -, estão percebendo que existe hoje na nossa política uma luta desesperada para se retomar o poder ou desviar a atenção daquilo que realmente vem acontecendo ou sendo descoberto. A cidade e a população? Bom, esses ficam em segundo plano!

Temos lido e ouvido nesses seis primeiros meses de administração Henrique, uma enxurrada de acusações e factóides criados por aqueles que fizeram parte de um verdadeiro ataque de 'gafanhotos' até bem pouco tempo atrás. Frases clichês da política barata como 'ninguém sabe de nada', 'estão todos perdidos', 'fulano, sicrano ou beltrano é quem manda' e 'estão ali a passeio', são repetidas diariamente nas redes sociais. O engraçado [se é que existe alguma graça nisso], é que a tática é repetida sempre pelos mesmos perfis, que em alguns casos ainda são falsos. Em outros casos, a origem dos comentários é simplesmente pelo fato do autor [ou alguém muito próximo a ele], não ter alcançado ou ter perdido algum benefício ou cargo público na Prefeitura. Atentem-se à isso! E é claro que também, por vivermos em uma democracia, existe sim a oportunidade e o direito daqueles que não concordam com alguma coisa, de se manifestar. Esses sim devem ser ouvidos e chamados para o debate construtivo.

É lógico que não se pode afirmar que as coisas começaram bem ou foram conduzidas da maneira mais correta neste início de administração. Há que se ter um tempo para o aprendizado. Mas duas perguntas tem que ser respondidas por todos os que estão lendo este artigo: "Honestidade também se aprende ou ela faz parte daquilo que realmente constrói cada indivíduo? E ao pensarmos especificamente nas pessoas do prefeito, do seu vice e daqueles que estão diretamente ligados na linha de frente da atual administração até o momento, paira alguma dúvida sobre o caráter, a responsabilidade e a honestidade de todos eles?".

Ao deixarmos a emoção ou as afinidades políticas de lado por um breve momento, e analisarmos sob o aspecto individual e pessoal daqueles que até pouco tempo atrás víamos conduzindo o futuro da nossa cidade, comparando com aqueles que hoje tentam trilhar um novo caminho, a história e o currículo de cada um responderá onde as coisas podem chegar.

Também não se pode generalizar, neste passado recente, dizendo não ter havido ali pessoas que poderiam ter a chance de construir um futuro melhor para Descalvado. Mas, por estarem imbuídas sem o seu consentimento no meio de um propósito digamos 'particular' ao invés de coletivo, acabaram vendo seus esforços e suas virtudes obscurecidas por aquilo que vimos acontecer e ainda iremos descobrir.

Aliás, falando em descobertas, em breve o DESCALVADO NEWS estará trazendo uma reportagem investigativa iniciada ha quase dois meses, envolvendo um ex-secretário da gestão interina em um esquema no mínimo curioso, para não dizer suspeito. Uma contratação feita a peso de ouro de uma empresa de Campinas, para o 'estudo de viabilidade de implantação de usina geradora de energia elétrica através da reciclagem do lixo no município de Descalvado'. Estudo de viabilidade? Hum...

Para a surpresa da nossa reportagem investigativa, participaram da concorrência empresas sem qualquer qualificação na área de engenharia ou de produção de energia. Como explicar a participação de empresas ligadas à eventos culturais e teatros - representadas na época da licitação pela mesma pessoa que hoje faz parte da empresa vencedora do certame -, em uma licitação para promover o estudo de instalação em Descalvado de uma usina que custaria milhões de reais? A informação foi confirmada na presença dos vereadores pelo próprio representante da empresa vencedora, o que gerou uma correria sem precedentes nos bastidores da política nos últimos dias. O Ministério Público já recebeu a denúncia e a reportagem completa sobre o assunto estará disponível em breve aqui no DESCALVADO NEWS.

Mas o que vêm chamando mesmo a atenção de boa parte da população é a guerra que se formou entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Nos últimos 26 anos, nunca houve tamanha provocação e falta de decoro parlamentar [se é que alguns dos vereadores sabem o significado desta palavra]. Segundo os mais velhos, foram raríssimas as vezes em que se pode presenciar tamanho destempero e falta de interesse em se legislar para o povo, como estamos vendo nesta atual legislatura. Há sim exceções, mas que como já foi dito acima, acabam obscurecidas pelas atitudes de uma maioria.

O Poder Executivo, representado pelo Prefeito e sua equipe, também precisa rever algumas de suas ações. O momento -  e a população alheia à essa guerra política cheia de vaidades - , pede cautela e planejamento nas ações, e não deve se deixar levar pelo clima de guerra que vimos ser instalado entre os poderes neste primeiro semestre. Não haverá vencedores nesta batalha! Apenas perdedores, e o maior deles será o nosso município e a nossa população.

Ainda restam dois anos antes da próxima eleição e até lá, se todos se unirem em torno do propósito de se fazer o melhor para a cidade, todos, ao seu modo, terão a oportunidade de mostrar o que de melhor cada um tem a oferecer. Até agora, a população só pôde conhecer o pior de cada um!
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Editorial: Uma batalha onde não haverá vencedores
Na contramão do acontece em cidades do interior, Descalvado mantém afastado o risco de racionamento de água
Chevette furtado em Descalvado é encontrado pela PM de Porto Ferreira
Saveiro e Fiesta colidem na SP-215, em São Carlos
Aumento de divórcios em Araras pode ser fraude ao Minha Casa Minha Vida, diz Cejusc
Roda trava, motorista atropela cozinheira e para em árvore em Pirassununga
Mulher é rendida e obrigada a dirigir por 40 minutos antes de ser libertada
Com seca na piracema, 14 espécies de peixe estão ameaçadas no Rio Mogi
Receita abriu nesta terça-feira consulta a novo lote de restituição do IR
Eleições 2014: Ameaçada na Justiça, candidatura de Padilha patina na largada
Colisão entre caminhão e pick-up deixa militar da FAB ferida em Pirassununga
Casal é preso com porções de crack, maconha e cocaína no Jardim Colonial
Batida entre ônibus e caminhão deixa oito feridos na Rodovia Anhanguera
Polícia Militar de Porto Ferreira localiza Gol roubado na Estrada Velha de Descalvado
MPF em São Carlos quer que Correios entreguem correspondências dentro de loteamentos fechados
Novas regras da Anatel prometem facilitar a vida do cliente insatisfeito
PM acompanha reintegração de posse na Usina Maringá em Araraquara
Menores fazem rebelião na Fundação Casa de São Carlos por fuga frustrada
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"