16/05/2014 (08h25) - Atualizado às 12h06

DE VOLTA

Serviço Municipal de Alimentação Escolar retorna com o Programa Hora Certa

Programa foi 'cortado' sem qualquer justificativa no início do ano passado e gerou reclamações de alunos e pais da rede municipal de ensino. Proposta é de oferecer alimentação balanceadas e de qualidade.

O Programa Hora Certa, que serve alimentação em horários mais adequados em toda a rede municipal de ensino de Descalvado, foi retomado nesta última segunda-feira (12) pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Serviço Municipal de Alimentação Escolar (SMAE).

Com a proposta de oferecer alimentação balanceada e de qualidade aos alunos, com acompanhamento de nutricionistas que definem um cardápio diário, o programa atende todos os dias mais de 5 mil alunos matriculados nas unidades municipais de ensino.


Logo na chegada à unidade escolar, os alunos recebem um café reforçado que inclui pão, bolacha, leite e suco. Na metade do período de aulas, os alunos são servidos com uma fruta, um lanche ou suco e pouco antes do encerramento das atividades, é servido o almoço ou o jantar. Porém, ates de serem servidos, todas os alimentos e refeições passam por um controle rigoroso de qualidade, estrategicamente calculado e adequadas às diferentes faixas etárias quanto às suas calorias.

“O Programa objetiva fazer com que o aluno possa render mais em sala de aula, uma vez que está sempre bem alimentado. Com isso, estamos agregando valores e o aluno aprende mais. além de qualidade e horários adequados, o Hora Certa também eleva os índices do nosso ensino, itens que possibilitam a formação de cidadãos comprometidos com a dignidade e com a decência”, disse o prefeito Henrique do Nascimento que visitou a Escola Coronel Tobias, acompanhado da primeira-dama Rosangela Clemente do Nascimento, da Secretária de Educação e Cultura Prof.ª Rute Pozzi Casati, da supervisora de educação básica Prof.ª Marcia Maria de Oliveira Tessarim e do vereador José Dias Bolcão.

A vereadora Ana Paula Peripato Guerra - uma das que mais lutam pela qualidade do Serviço de Alimentação Escolar - também se mostrou satisfeita com o retorno do Programa Hora Certa. "A merenda sempre foi uma das bandeiras que mais defendi na minha vida pública. Mesmo antes de ser vereadora, participei ativamente do CAE [Conselho de Alimentação Escolar], onde sempre batalhei pela qualidade da merenda dos nossos alunos. No ano passado, quando eu ocupava a cadeira de Presidente do Legislativo, critiquei duramente a administração interina, por não aceitar que um governo temporário tomasse uma atitude como aquela. Fico feliz por nossas crianças que a partir de agora voltam a contar com o Hora Certa na alimentação escolar" disse a vereadora.

CORTADO NO ANO PASSADO - No início do ano letivo de 2013, pais e alunos da rede municipal de ensino foram surpreendidos com o fim do programa Hora Certa, implantado desde 2011. Sem uma justificativa plausível, o então Secretário de Educação e Cultura Prof. Hélcio Machado Junior e o Prefeito Interino Anderson Aparecido Sposito determinaram o fim do Programa Hora Certa, o que causou indignação e revolta por parte de alunos e pais do ensino público.

O fim do Hora Certa foi inclusive tema de reportagem da edição n.º 28 do Jornal Descalvado News. Na reportagem o ex-secretário justificou o fim do Hora Certa com a realização de uma pesquisa junto aos professores, que segundo ele, resultou na reprovação do programa por parte de 70% dos docentes pesquisados. "É que a gente fez uma pesquisa com os professores e os professores se manifestaram contra esse programa Hora Certa, porque os alunos são muito prejudicados pedagogicamente" disse o Prof. Hélcio na época.

O assunto também foi alvo de críticas por boa parte dos vereadores, que na sessão legislativa do dia 24 de fevereiro de 2013, criticaram o encerramento do programa.

Com a reativação do Hora Certa agora em 2014, os alunos da rede municipal de ensino voltam a contar com uma alimentação balanceada, de qualidade e principalmente em horários mais adequados.

HORA CERTA - Criado em 22 de maio de 2011 pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Educação e Cultura, o projeto de alimentação escolar “Hora Certa” é destinado aos alunos da rede pública matriculados na educação básica. A medida – pioneira em nossa região - prevê a adequação dos horários das refeições, com os objetivos de ampliar a adesão à alimentação escolar, reduzir o desperdício de alimentos, fragmentar a absorção calórica ao longo de três refeições e auxiliar no processo de digestão, proporcionando um maior ganho nutricional e o aumento no desempenho das atividades escolares.

Pesquisas realizadas pela SEEC, entre 2009 e 2011, apontaram para a necessidade de se alterar o horário das refeições a fim de oferecer alimentos certos, na hora certa, levando em consideração o consumo diário variável. O “Hora Certa” chega para corrigir distorções e evitar aumento de patologias associadas à má alimentação, como hipertensão, diabetes e obesidade, e readequar os horários das refeições aos praticados pelas famílias.

Antes, os alunos que estudam no período da manhã recebiam um lanche às 7h, contendo leite e pão, e uma refeição completa por volta das 9h50. Com o “Hora Certa”, mantém-se o lanche das 7h. Às 9h50 é oferecida uma refeição leve, e a partir das 11h um almoço completo e balanceado. Já a turma da tarde o primeiro alimento é servido às 12h30, com lanche às 15h20 e o jantar a partir das 16h30.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Serviço Municipal de Alimentação Escolar retorna com o Programa Hora Certa
A partir do dia 2 de junho, coleta de lixo em Descalvado passa a ser no período noturno
Após brigar com o marido, mulher põe fogo na própria casa no Bairro Tamanduá
Ex-prefeito de Analândia é condenado a devolver valor de show 'fantasma'
Após perseguição policial, dupla descalvadense é presa em Pirassununga
Casos de raiva bovina no Estado de São Paulo crescem 159% neste ano
Carreta derruba poste e dois veículos são atingidos em São Carlos
Caminhoneiro fica gravemente ferido em acidente na Anhanguera em Leme
Preço da gasolina deve subir ainda neste ano, sinaliza Presidente da Petrobrás
Polícia Militar abre concurso para 2 mil soldados em SP
Rapaz mata ex-namorada de 14 anos, jovem de 21 e se suicida em Rio Claro
Suspeito tenta fugir e destrói Gol durante perseguição policial em São Carlos
Governo de SP dará até R$ 50 mil por denúncias que solucionem crimes
No próximo sábado acontece o 2º Passeio Ciclístico do PROERD
“Rei da Viola” morre atropelado por motocicleta na SP-215
Duas pessoas ficam presas em carro pendurado na ponte após capotagem
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"