04/04/2015 (08h25)

Peça se soltou de helicóptero antes de queda que matou filho do governador, diz perito

Ricardo Molina analisou o vídeo que gravou acidente. Para especialista, item que se soltou pode ser uma das pás do rotor. Enterro das vítimas aconteceu nesta sexta-feira (3), sob muita comoção.

Uma peça se soltou do helicóptero que levava o filho do governador Geraldo Alckmin antes de ele cair em Carapicuíba, Grande São Paulo, na quinta-feira (2), matando cinco pessoas, incluindo Thomaz. A constatação é do perito Ricardo Molina, que analisou nesta sexta-feira (3) o vídeo que registrou a queda da aeronave. “Após analisar o vídeo quadro a quadro, posso dizer que uma peça se solta do helicóptero antes da queda”, disse Molina. Segundo ele, tudo indica que ela seja uma das pás do rotor do helicóptero, conjunto que popularmente é conhecido como hélice.

A Seripatri, empresa que é a proprietária do helicóptero, e a Helipark, responsável por sua manutenção, não responderam se a aeronave estava com problema em uma das pás. A

peça havia sido trocada antes do voo. Apesar disso, as causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas oficialmente pela Aeronáutica e pela Polícia Civil.

Na opinião de Molina, que analisou a gravação da câmera de segurança, o desprendimento da peça pode ter causado o acidente. "Uma aeronave perde estabilidade sem uma das pás", afirmou. "Nas imagens, é possível ver que o helicóptero caiu e cinco segundo depois surge uma peça. Ela toma uma trajetória diferente, indo à direita, como que planando, igual a pá solta", completou Molina.

Vizinhos do condomínio onde a aeronave caiu atingindo ao menos dois imóveis, confirmaram ter visto uma das pás se soltar antes do helicóptero despencar. A peça teria sido localizada a cerca de 1 quilômetro de distância da cabine.

Em fóruns especializados em aviação, pilotos repercutiram o acidente e relataram que a aeronave fazia um voo teste de balanceamento após a troca de uma pá do rotor principal.

ESPECIALISTA EM SEGURANÇA - O especialista em segurança Ricardo Chilelli também viu as imagens e afirmou não ter dúvidas de que a peça que aparece caindo no vídeo depois da aeronave tocar o solo é do helicóptero. "Que a peça que cai é da aeronave não há dúvida alguma. A gente não pega o que aconteceu com a aeronave acima do limite da câmera", disse Chilelli, que é piloto privado, engenheiro aeronáutico e sócio proprietário da RCI First-Security and Inligente Advicing, empresa de segurança no voo nos Estados Unidos.

"A peça já devia estar vibrando muito e abaixando a aeronave devido ao problema. Ela se desprende antes da queda da aeronave. Dá para praticamente bater o martelo que é a pá porque vai para um ângulo contrário ao da queda", disse.

"Tanto é que se perceberem, a aeronave cai com quatro pás e não cinco porque a quinta se desprendeu e tomou outra trajetória".

ANÁLISE DO PERITO - O perito Ricardo Molina fez sete observações preliminares a respeito da imagem:

1) “O helicóptero cai sem controle ou sustentação e embica na parte final da queda, mostrando que o sistema de pás está com problemas. Helicópteros se auto sustentam se o conjunto de pás está íntegro, mesmo sem motor;”

2) “É praticamente certo que uma ou mais pás se soltaram;”

3) “O objeto que aparece após o impacto do helicóptero com o solo demora cerca de 5 segundos para aparecer de cima para baixo nas imagens, ou seja, esse objeto cai com uma velocidade bem menor do que a do helicóptero. Esse comportamento seria compatível com uma pá solta, que é relativamente leve e, por seu formato necessariamente aerodinâmico, pode efetuar rotações que retardem sua queda;”

4) “O objeto desaparece por alguns segundos e surge depois. A explicação provável (se não houve algum problema no vídeo) é que o objeto (provavelmente a pá) entrou momentaneamente em uma formação de nuvem e só reapareceu mais à frente;”

5) “Observe-se que o objeto (provavelmente uma pá) desloca-se para o chão, mas em diagonal, o que, novamente, indicaria um objeto relativamente leve e/ou com tal formato que permitisse rotações e retardamento da queda conjugada com um efeito de quase planagem;”

6) “O fato de o objeto parecer maior do que uma simples pá nas imagens deve-se certamente ao efeito de rotação (ainda que essa rotação seja caótica e não regular). Como a captação de frames no vídeo é baixa, um objeto comprido pode aparecer como uma mancha, especialmente à grande distância;”

7) “Diante de tudo é altamente provável que a causa do acidente tenha sido mesmo o desprendimento de uma (ou mais) pá(s).”

INVESTIGAÇÃO - A Aeronáutica informou, por meio da assessoria de imprensa, que está apurando o caso para divulgar as informações sobre o acidente.  A aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. A aeronave da marca Eurocopter, modelo EC 155, tinha prefixo PPLLS, e matrícula PPLLS. Fabricado na França, o helicóptero tinha pouco mais de 4 anos de uso e estava com aproximadamente 600 horas de voo.
 
VÍTIMAS DO ACIDENTE - O corpo de Thomaz Rodrigues Alckmin, filho caçula do governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi sepultado por volta das 19h05 desta sexta-feira (3) no cemitério municipal de Pindamonhangaba, na região do vale do Paraíba. Geraldo, Lu Alckmin e os dois irmãos de Thomaz estiveram o tempo todo próximos ao caixão e deixaram o local em uma van logo após o enterro.

A cerimônia foi acompanhada por parentes, amigos de Thomaz e da família e cerca de 1.500  moradores da cidade natal do governador, segundo estimativa da Polícia Militar. Também acompanharam o enterro

 autoridades como o senador José Serra (PSDB), o secretário de Segurança Pública estadual Alexandre de Moraes e os deputados federais Eduardo Cury (PSDB) e Paulo Maluf (PP). Sob comoção, os presentes fizeram uma rápida oração antes do enterro, que foi seguido de uma salva de palmas.

Além do caçula de Alckmin, morreram: Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves (53 anos, piloto do helicóptero e funcionário da Seripatri), Paulo Henrique Moraes (42 anos, mecânico e funcionário da Seripatri)  Erick Martinho (36 anos, mecânico da empresa Helipark) e Leandro Souza (34 anos e mecânico da Helipark).

*Com informações do G1/São Paulo
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Peça se soltou de helicóptero antes de queda que matou filho do governador, diz perito
Consumo exagerado de chocolate pode prejudicar a saúde infantil
Colisão de veículos e capotamento deixa motorista em estado de choque e outro ferido em São Carlos
Assaltante morre ao explodir caixa eletrônico em Vargem Grande do Sul
Intervias estima tráfego de mais de 282 mil veículos neste feriado da Páscoa
Motociclista morre após colidir em cavalo na 'Estrada do 29'
Alunos da rede municipal de ensino participam de diversos projetos em 2015
Colisão entre veículos por pouco não deixa Celta virado em cima da calçada
Fênix promove palestra com o tema “Longevidade Saudável” no dia 22
“São Carlos está fora do Caminho da Fé”, diz diretor financeiro de Associação
Cine Biblioteca exibe hoje o filme “O Mentiroso”
Namorado corta cabeça de grávida e posta foto no Facebook
Polícia Militar realiza grande operação para fiscalização do trânsito
Receita já recebeu mais de 6,1 milhões de declarações do IRPF 2015
Sebrae-SP orienta MEIs sobre veracidade de carnês de pagamento
Sultões MotoClube realizam passeio de conscientização para o combate à dengue
Quadrilha armada explode dois caixas eletrônicos e leva R$200mil em Araras
Centro Municipal de Formação Profissional abre inscrições para cursos; total é de 51 vagas
Músico descalvadense transforma dengue em tema para canção sertaneja
Número de casos de dengue disparam na região e deixa população em estado de alerta
Prefeitura cede uso de imóvel à APAD
Descalvado News lança canal de interatividade com o internauta no WhatsApp
Programa 'Ricci na Roça' comemora um ano com uma série de três programas especiais
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"