25/08/2015 (08h18)

Descalvado recebe “Caminhos da Cana” nesta terça-feira

Encontro realizado no prédio da Câmara Municipal reunirá produtores rurais da região e contará com palestra do Prof. Dr. Marcos Fava Neves.

O “Caminhos da Cana” avança buscando disseminar informações sobre o setor sucroenergético e estará nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Descalvado. A reunião contará com palestra do Prof. titular da FEA/USP, Marcos Fava Neves, que é comandante da expedição “Caminhos da Cana” e sócio do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estratégia), o qual organizou o projeto.

O projeto funciona em duas etapas: na parte na parte da manhã acontece reunião fechada com produtores da região e diretoria das associações e no período da tarde, é realizada palestra sobre a conjuntura econômica e o

agronegócio brasileiro. Além das informações atualizadas sobre o setor sucroenergético, os participantes levam para casa o livro "Caminhos da Cana" e participam de uma pesquisa que servirá de parâmetro para a conclusão do projeto e revelará como anda o setor nesta safra. Na edição passada, a ação mostrou que o PIB Setorial do segmento foi de US$ 107,72 bi, gerou 613 mil empregos diretos e a arrecadou US$ 8,52 bi em impostos agregados.

De acordo com Fava Neves, é necessário buscar alternativas para que a produtividade da cana alcance os três dígitos, porque os custos de produção explodiram e os índices agrícolas só caem, se considerados os últimos 10 anos. “Tem um conjunto grande de iniciativas que precisam ser feitas”, alega o professor, pontuando que o lado do Governo, se resume à agenda tradicional, de valorização do combustível renovável em detrimento do fóssil, ter um tratamento tributário mais privilegiado e valorizar a cogeração de energia. “A situação em que o Brasil se encontra, ficou tão ruim agora que é praticamente inevitável que o Governo não olhe para o setor de cana”, diz ele.

Para Fábio Balaban, especialista de marketing para colhedoras de cana da Case IH, o “Caminhos da Cana” é um projeto muito importante porque percorre as principais cidades produtoras de cana-de-açúcar. “Podemos ter todo o envolvimento da nossa rede de concessionárias e estar cada vez mais próximos dos produtores de cana, desde o pequeno ao grande produtor podendo entender melhor as suas necessidades e contribuir com produtos que garantam performance e tecnologia reduzindo os custos de produção e maximizando a lucratividade dos agricultores”, afirmou. Opinião compartilhada com Plaucius de Figueiredo Seixas, gerente de clientes cana-de-açúcar da Bayer CropScience. “O evento fortalece o setor, pois une várias entidades, associações e produtores em prol do setor, trocando informação e tecnologia. A Bayer trabalha para a melhoria do setor, portanto, temos a certeza que com essa união resultados melhores aparecerão”, alegou. As duas multinacionais são apoiadoras do Caminhos da Cana desde sua criação.

De acordo com o presidente da Canaoeste e Orplana, Manoel Ortolan, traçar um plano para os próximos anos é essencial para o fortalecimento da associação e o projeto indicará novas diretrizes neste sentido. “As coisas mudaram muito, o País está mudando e o setor canavieiro também, pois passa por um processo de concentração atualmente, por isso a necessidade da modernização”. Ele ressaltou que o plano estratégico com 19 projetos de melhoria resultado da primeira etapa do “Caminhos da Cana” já começou a ser implantado na Orplana, com a contratação do engenheiro agrônomo Celso Albano de Carvalho para ser o novo gestor executivo da entidade. Também culminou com a troca da sede de Piracicaba para Ribeirão Preto.

O PROJETO - O “Caminhos da Cana” é uma iniciativa que visa difundir a agroindústria canavieira brasileira, mostrando a situação atual, soluções e perspectivas, além de coletar dados de campo.

Na primeira etapa do projeto, foram percorridos 10.000 km, entre os meses de junho e novembro de 2014 e a ação visava coletar informações junto às associações ligadas à Orplana para elaboração de um planejamento estratégico para a entidade, através de pesquisa acadêmica que identificou demandas do setor sucroenergético, como também disseminar conhecimento aos produtores rurais com palestras e reuniões com lideranças.

Nesta segunda edição, a iniciativa tem como temática turbinar o etanol, inspirado por um carro turbo, movido ao combustível derivado da cana-de-açúcar, que será usado durante a campanha. Iniciada em junho com previsão de terminar no final do ano, o “Caminhos da Cana” vai percorrer quase 10 mil km pelas regiões do Brasil e conversar com mais de três mil produtores de cana e agentes do setor sucroenergético, com o propósito de disseminar informações sobre o mercado e o setor, como também, colher dados sobre o segmento local. A ação tem apoio da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) e conta com o patrocínio da Bayer CropScience e da Case IH.

Serviço:
Local: Câmara Municipal de Descalvado
Endereço: Rua Presidente Kennedy, 675
Data e Horário: 25 de agosto, das 14h00 às 17h00

*Colaborou: Andréia Vital - Departamento de Comunicação Copercana / Canaoeste / Sicoob Cocred
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado recebe “Caminhos da Cana” nesta terça-feira
Seis ficam feridos e um morre em acidente na região de Dourado
Motorista perde o controle de Ecosport, capota e na sequência é atingido por triciclo na Rodovia Washington Luís
Unicastelo confere título de graduação a 34 alunos em Descalvado
Preços do frango vivo são os maiores em nove meses
Homem é preso suspeito de estuprar menina de 12 anos em Pirassununga
Exposição em São Paulo faz referência à fazendas centenárias de Descalvado
GCM encontra mulher de 34 anos morta em área rural de Porto Ferreira
Correios amplia vagas para o Programa Jovem Aprendiz
Academia da Força Aérea realiza "Domingo Aéreo" neste domingo
Operação conjunta das polícias Civil e Militar levam à localização de carga de café roubada
Empresas pagarão taxa para o uso dos rios Mogi Guaçu e Pardo em 2016
Técnica reaproveita água usada na limpeza do gado para a fertirrigação
Câmara Municipal abre inscrições para concurso público de cinco novos cargos
Real é a 3ª moeda mais desvalorizada frente ao dólar, aponta estudo
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"