03/03/2015 (01h00)

Descalvado está a um passo de uma epidemia de dengue

Com 82 casos positivos (sendo 76 autóctones e seis importado), 26 negativos e pelo menos 120 exames aguardando resultado da sorologia, Descalvado está a um passo do estado de epidemia de dengue, assim como encontram-se outras cidades da região tais como Porto Ferreira e Pirassununga. A maior incidência dos casos confirmados se deu nos bairros Santa Cruz das Almas, Santa Cruz, Parque Milênio, Centro e mais recentemente no Jardim Colonial.

As autoridades da saúde estão mobilizadas e promovendo ações que vão desde bloqueios nas áreas onde foram constatados os casos,

visitas casa a casa pelos agentes comunitários de saúde e equipe de controle de vetores, num total de 7.000 visitas mensais, além de trabalho de conscientização junto a escolas, igrejas e comunidades. O trabalho de vistoria em pontos estratégicos e imóveis especiais (borracharias, logradouros), é realizado quinzenalmente de acordo com as normas da SUCEN e, por ano são recolhidas aproximadamente 130 toneladas de pneus inservíveis. “Inclusive num ponto muito citado que é o antigo Nosso Clube, as visitas são feitas até três vezes por semana. Já não há mais água parada das piscinas e o local recebe aplicação de larvicidas; é preciso dizer também que até o presente momento nunca foi encontrada nenhuma larva ou foco do mosquito da dengue lá”, explicou a diretora de saúde, Luiza de Cássia Tinelli.

O arrastão de limpeza também está sendo providenciado pela administração pública, o qual, superados os trâmites licitatórios, está previsto para acontecer a partir da segunda quinzena de março. Nesta segunda-feira, 2, a equipe de saúde reuniu-se com membros do Sultões Moto Clube, para a elaboração de um projeto de conscientização que deverá acontecer durante uma semana inteira, visando a mobilização de toda a população. A mobilização deverá envolver também os alunos da rede municipal de ensino.

“Nossa equipe está trabalhando, está realizando as nebulizações, as visitas, o trabalho de conscientização. A Vigilância Sanitária está notificando e autuando proprietários de terrenos para a devida limpeza, mas nós também temos que contar com a colaboração da população. Infelizmente, apesar de todo o conhecimento acerca do mosquito e da doença, ainda são encontrados por nossos agentes, focos e larvas do Aedes nos quintais de residências particulares. É uma situação preocupante, pois vejamos, somente um mosquito contaminado, pode picar até 350 pessoas. É preciso estar em alerta e tomar todas as medidas necessárias”, alertou Luiza.

Dentre as ações de prevenção contra o mosquito da dengue, destaca-se o combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

“É preciso ficar atento, por exemplo, com reservatórios de geladeiras, vasos de plantas, com hortas e tudo que puder acumular água. O uso de repelentes também é indicado”, esclareceu a diretora de saúde.

USO DO 'FUMACÊ' DEPENDE DE ANÁLISE DA SUCEN - Muito se tem questionado sobre o porque da Prefeitura  ainda não ter realizado  o “fumacê”, como acontecia antigamente. Hoje o uso deste recurso está proibido pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a Sucen, a emissão daquela fumaça é prejudicial à saúde humana, à fauna e à flora e seu uso só pode ser liberado em casos comprovados de epidemia. Descalvado, apesar dos casos confirmados e de acordo com a Sucen, ainda não se enquadra. A Sucen só analisará a possibilidade de aplicar o “fumacê” se o número de pessoas afetadas pela doença ultrapassar a casa dos 200 casos.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado está a um passo de uma epidemia de dengue
Família fica refém de quadrilha em assalto a casa em Porto Ferreira
Manifestação de caminhoneiros paralisa a Rodovia Anhanguera em Pirassununga
Classe C está comprando menos produtos no supermercado, diz pesquisa
Inspirada em Ivete Sangalo, Fernanda Lima descalvadense surge como novo talento da nossa terra
Polícia Militar intensifica fiscalização de trânsito na cidade
Piracema chega ao fim com o Rio Mogi Guaçu 'fora da UTI'
Grupo de voluntárias da APAD vai até Araraquara conhecer projetos em defesa dos animais
Ministério Público instaura inquérito civil para apurar depósito de cheques da Santa Casa em contas particulares
Justiça está mais rígida com quem usa a internet para difamar pessoas
Motociclista morre após bater contra trator na Rodovia SP-215
Polícia Civil recebe nova viatura da Secretaria de Segurança Pública
Moradores reclamam da falta de luz há um mês em rua de Pirassununga
Câmara aprova tornar crime venda de bebida alcoólica para menores
Servidor que denunciou abate cruel de animais é demitido em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"