23/03/2015 (07h46) - Atualizado às 13h26

Novo Pároco de N.S. do Belém fala da importância da presença do padre fora das paredes da igreja

“É importante a presença do padre na vida cotidiana do povo”, diz padre Élcio Medeiros, de apenas 33 anos. Religioso tem conquistado o carinho, o respeito e admiração da população descalvadense.

Em Descalvado desde o início de fevereiro deste ano, o Padre Élcio Medeiros, 33, em pouco mais de um mês, parece já estar se familiarizando com sua nova paróquia e ‘rebanho’.  Vindo da cidade de Arthur Nogueira, onde coordenava a Paróquia de Santa Rita de Cássia, foi em nossa cidade que comemorou seus cinco anos de sacerdócio, uma escolha que segundo ele não foi fácil e não aconteceu da noite para o dia.

Natural da vizinha cidade de Porto Ferreira, Padre Élcio relata que a sua vocação nasceu de uma crise, a partir da sua vivência e identificação que faltava apoio ao grupo de jovens. Além da sua pouca idade, o que chama a atenção no Padre é a sua postura no dia a dia: na cidade onde permaneceu até o início deste ano era muito comum vê-lo fora das dependências sacerdotais,

participando de eventos religiosos bem como iniciativas como passeios ciclísticos. Ele também é um adepto das redes sociais, considerando-as uma importante ferramenta de comunicação, embora com as suas particulares ressalvas.

Padre Élcio tem conquistado dia após dia o carinho, o respeito e admiração da população descalvadense e, para que não somente os fiéis e membros da Paróquia de Nossa Senhora do Belém saibam e conheçam o seu trabalho, numa rápida entrevista, o novo pároco fala da sua formação, da sua despedida de Arthur Nogueira e da sua recepção em Descalvado e de como deve ser o seu trabalho de evangelização. Acompanhe:

Padre, como aconteceu o seu ingresso ao Seminário? Há quanto tempo foi ordenado? Entrar para o seminário não foi uma decisão fácil, não aconteceu do dia para a noite, houve um processo. Meu interesse surgiu participando da Pastoral da Juventude. Minha vocação nasceu de uma crise, onde percebia pouco apoio ao grupo de jovens, logo comecei a pensar: “Se eu fosse padre, eu faria assim com a juventude, promoveria tal evento, agiria de um modo mais afetivo, próximo”. Comecei com 19 anos a fazer os encontros vocacionais pela Diocese de Limeira e no ano seguinte fui fazer a experiência de seminário. Todo o tempo formativo é também um tempo de discernimento vocacional. Fui ordenado Diácono (primeiro grau da ordem) em julho de 2009 e fui ordenado Presbítero em março de 2010 na minha cidade de origem, Porto Ferreira. Neste último dia 07 de Março completei 05 anos de vida sacerdotal.

Antes de assumir a Paróquia de Nossa Senhora do Belém, o senhor estava na cidade de Artur Nogueira,  coordenando a Paróquia de Santa Rita de Cássia. Como foi a experiência naquela cidade? Costumo dizer que, a Paróquia Santa Rita de Cássia em Artur Nogueira, foi meu primeiro presente como padre.

Posso particularmente dizer, com muito carinho e saudades, que foi uma grata experiência! Me realizei como padre e como pessoa humana com as pessoas que lá encontrei. Povo simples, humilde, alegre, trabalhador e de muita fé. Aprendi muito com o povo de Artur Nogueira. Aqueles que são de Artur Nogueira e que estão lendo esta entrevista, deixo meu abraço cheio de saudades e cheio de gratidão!

Como foi a acolhida na cidade de Descalvado? Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Belém aqui em Descalvado me acolheram com muito carinho e respeito. Já desde a nomeação em dezembro de 2014, sempre enviaram recados de acolhida pela rede social e depois, estando aqui, fui acolhido do modo caloroso e afetuoso pelo povo descalvadense. A todos desta cidade que também leem esta matéria, também deixo meu abraço de gratidão pelo modo como me acolheram em vosso meio.


Padre Élcio recebendo as chaves da Igreja Matriz durante a missa de posse

O senhor costuma participar de outros eventos fora da igreja, como passeios ciclísticos, desfile de cavaleiros, entre outros. Trata-se de uma maneira inovadora de levar a mensagem de Deus aos fiéis? Em Artur Nogueira, ia com frequência nas Romarias de Cavaleiros e nos Passeios Ciclístico porque particularmente gosto de andar a cavalo e promover encontro com os fiéis que são ciclistas, e também porque creio ser importante a presença do padre fora das paredes da sacristia, da Igreja, da sala de atendimento. Não somente a Romarias de Cavaleiros e a Passeios Ciclísticos, como ir ao mercado, pagar conta no banco, entre outras coisas corriqueiras... É importante a presença do padre na vida cotidiana do povo. O próprio Papa Francisco pede na Evangelii Gaudium , A Alegria do Evangelho. “Prefiro uma Igreja suja, enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” Esforço-me para estar junto quando a paróquia promove algum evento, uma festa social.

O senhor também está nas redes sociais. Acredita que a ferramenta pode ajudar a evangelizar as pessoas? As redes sociais são, sem dúvidas, um grande veículo de comunicação. Utilizo uma delas para poder comunicar com os amigos e fiéis, para expressar valores, para divulgar os passos da paróquia. As redes sociais não atingem somente jovens, mas também adultos de todas as idades. Contudo, me preocupa o ‘fenômeno virtual’ pois, estamos vivendo numa época de muita comunicação, contudo de pouco diálogo; de multidões reunidas e poucos encontros; as pessoas estão conectadas umas as outras, mas não se revelam uma as outras.

Qual é a sua mensagem ao povo descalvadense? Ao povo descalvadense quero novamente agradecer a acolhida, neste último mês pude sentir na pele o calor humano, o carinho e a fé que revelam em cada gesto. Dizer que, dentro das minhas limitações humanas, podem contar com a minha presença amiga. Não tenho grandes pretensões. Apenas estar servindo ao povo através da Paróquia Nossa Senhora do Belém e poder expressar a fé que trago ‘como tesouro em pote de barro’ (2Cor 4,7). Fé em um Deus que se revela em Jesus Cristo como sendo um Pai de Misericórdia. Expressar que Deus não é punitivo e rancoroso, mas sim é um Pai que perdoa até setenta vezes sete (Mt 18,22). Não um Deus triste e engessado, mas um Deus que Ri, que Pula e que Dança! Não um Deus indiferente, mas um Deus que Vê e Ouve o sofrimento, Conhece e Desce (Ex 3, 7-8). Não um Deus mesquinho e interesseiro em seus bens e em seu dinheiro, que faz trocas comerciais com seus fiéis, ‘da-me tanto que te darei isso em troca’. Não. Mas um Deus que age com gratuidade porque simplesmente nos ama! A graça Deus dá, e não vende. A graça é de graça! Ele não cobrou nada para dar-nos o seu Filho e o Filho não cobra nada para ir até as últimas consequências na cruz. Faz porque nos ama. O amor divino que creio é assim... gratuito, generoso e misericordioso!  Se assim conseguir transmitir essa fé que trago ao peito, com palavras e com conduta, na cidade de Descalvado, ficarei satisfeito com a missão a confiada.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Novo Pároco de N.S. do Belém fala da importância da presença do padre fora das paredes da igreja
Rodovias da região sofrerão interdição para a troca de painéis
Menor pega carro escondido do pai e capota na SP-215
Correios passa a aceitar pagamento parcelado no cartão
Com demanda interna fraca, setor avícola se volta às exportações
Chuva forte causa alagamentos em avenida de Porto Ferreira
Vansil promove palestra sobre o “Uso Racional da Água” a seus colaboradores
Encontro reúne diversas cadeias produtivas em Descalvado
Dilma anuncia pacote anticorrupção como resposta do governo à manifestações
Motociclista fica gravemente ferido após acidente; velocímetro trava em 120 km/h
Santa Casa de São Carlos faz mutirão de cirurgias de catarata no fim do mês
Falso médico é investigado por aplicar golpes em São Carlos
Trio é detido pela Polícia Rodoviária com 34 pinos de cocaína na SP-215
Militar da AFA morre e outros 3 ficam feridos após colisão em Pirassununga
Porto Ferreira tem média de um caso de dengue para cada 22 habitantes
Presidente da Câmara de Tambaú vista a Casa da Democracia
Tom Roger: o ‘cowboy’ que vai tocar o seu coração
Procon promove  plantão de atendimento em comemoração à Semana do Consumidor
Fernando Capez é eleito presidente da Assembléia Legislativa
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"