20/03/2014 (09h25)

AGRONEGÓCIO

Crise no setor sucroalcooleiro atinge a região

O segmento sucroalcooleiro segue em crise, empresas estão fechando as portas e encerrando as atividades. A maioria pressionada pela Política de Combustível do governo, que segura o preço da gasolina e impede o aumento do álcool. Nos últimos anos cerca de 40 usinas fecharam as portas e outras 15 já indicam o encerramento das atividades ou funcionamento a partir de pedidos de recuperação judicial. Se reunir a capacidade de moagem de todas essas empresas juntas, 50 milhões de toneladas de cana anuais deixarão de serem processadas, o que também representa a extinção de milhares de postos de trabalho.

A crise está atingindo diretamente São Carlos. Apesar de o município não abrigar nenhuma usina sucroalcooleira, entre 80% e 90% das áreas cultiváveis foram arrendadas para estas empresas e receberam plantações de cana. Este volume de terras chega a cerca de 1.000 quilômetros quadrados. Os grandes compradores desta cana são a Usina Ipiranga (
Descalvado), Usina Tamoyo (Araraquara) e Usina da Serra (Ibaté). 

“As melhores regiões produtoras de grãos, como o entorno de Ribeirão Preto, o Sul de Minas Gerais e o norte do Estado do Paraná receberam incentivos para receber o plantio de cana”, afirma o presidente do Sindicato Rural de São Carlos, o engenheiro agrônomo, Eunízio Malagutti.

Segundo ele, a situação é bastante complicada, pois toda a infraestrutura que havia para a criação de gado ou o plantio de grãos, simplesmente foi desfeita para a produção de cana. “Atualmente os custos, de mão-de-obra e insumos estão em alta enquanto os usineiros estão descapitalizados”, explica Malagutti. Ele afirmou que o etano se tornou economicamente inviável.

EMPRESÁRIOS CULPAM GOVERNO - Em Ribeirão Preto, um dos principais polos de produção de cana-de-açúcar do país, os equipamentos estão velhos e os galpões destelhados. Em uma das usinas da região, o mato nasceu e cresceu sobre as caçambas que eram usadas no período de produção.

“A empresa já quebrou e não tem mais futuro. Esse governo, na história, vai ser lembrado como o que enterrou de vez um programa de energia alternativa do país”, lamenta o empresário, Maurílio Biagi.

A falta de competitividade do etanol em relação à gasolina é apontada como o principal fator que desencadeou a crise no setor. O combustível produzido a partir da cana-de-açúcar passou a ser desvantajoso e pouco remunerador. Os produtores e usinas que moem a cana, amargam a disparidade nos últimos quatro anos.

“Quando foi quebrada a paridade do álcool e gasolina, foi decretado o fim do etanol. Até acharam que poderia ser resolvido, mas, hoje, já não estamos mais numa crise, estamos num desmonte do álcool no Brasil – enfatiza Biagi”.

FALTA DE CHUVAS AGRAVA PROBLEMA - Na safra de 2013/2014, a situação se agravou e o setor enfrentou a falta de chuvas nas principais regiões produtoras, o que fez com que a produção da cana fosse prejudicada, reduzindo a oferta de produto no mercado e aumentando o prejuízo dos produtores. Para o diretor de agronegócio Itaú BBA, Alexandre Enrico Figliolino, falta atitude do governo para tentar salvar o setor de cenários ainda piores nos próximos anos, que podem ser agravados, caso aconteçam novas estiagens.

Com a crise, a dependência das empresas, sobretudo ao governo aumentou o que também prejudicou a autonomia dos grupos. Segundo o diretor de da KPMG, Martiniano Cunha Lopes, existe falta infraestrutura nas usinas, onde não se tem planejamento ou sucessão.

Segundo Biagi, o fechamento das empresas vai provocar a extinção de cerca de 30 mil postos de trabalho no país. “Se medirmos o efeito do fechamento das usinas, dos desempregos, da quebra de atividade, da importação de produtos que não serão mais feitos aqui, o impacto é de bilhões e bilhões”, salienta Biagi.

*Com informações Jornal Primeira Página
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Crise no setor sucroalcooleiro atinge a região
Homem é detido suspeito de ter assassinado seu próprio irmão
Indústrias da região têm baixa de 2 mil empregos, segundo pesquisa da CIESP
Tradicional Festa de Santa Aliança já tem calendário definido
Agricultores de Descalvado aprendem a planejar a produção
Megaoperação das Polícias Militar e Civil resulta em dez bandidos mortos no interior de SP
Gol colide em treminhão e é atingido por caminhonete e caminhão na Washington Luiz
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas
Vendedor aguarda há 2 meses, transferência para cirurgia do coração
Comerciante é agredido com facadas em Pirassununga
Polícia Militar apreende 66 bananas de dinamite em favela de Ribeirão Preto
Proprietários de veículos roubados em 2013 terão reembolso do IPVA
Pagamento da última parcela do IPVA 2014 para veículos com placa final 5 vence no dia 19
Inscrições do SISUTEC acontecem de 17 a 21 de março
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"