13/02/2014 (07h04)

Com algumas exceções, Vereadores focam pedidos ao prefeito municipal

Fotos e vídeos são exibidos em plenário para apontar deficiências do município

Num clima ainda de receio e desconfiança, a segunda sessão ordinária da Câmara Municipal deste ano, que aconteceu na segunda-feira (10), foi repleta de pronunciamentos carregados. Os recursos audiovisuais parecem  ter virado ferramenta de trabalho lá pelos lados da Casa da Democracia e, a moda agora é apontar as deficiências e necessidades do município, através de filmes, gravações e vídeos.

O primeiro Vereador a se pronunciar na noite, Helton Venâncio (PSDB) foi um dos que optou por utilizar o telão. Justificando a sua propositura na noite, em que solicitou um sistema permanente de captação de água do Córrego da Onça para as represas Rosária e Calmon, o parlamentar exibiu fotos dos quase

três quilômetros de tubulação que foram implantados – provisoriamente, diga-se de passagem -, para fazer o transbordo da água e assim, numa medida emergencial, não permitir o racionamento em Descalvado.

Para o vereador Helton, o que foi feito, ou melhor, a maneira como foram instalados os tubos para o transbordo, não está a contento, apresentando uma certa precariedade e, por esse motivo, ele solicita da secretaria competente, no caso a SEMARH, para que a infraestrutura seja feita com tubulação resistente e com vedação segura, passando inclusive pelo subsolo e distante de locais que ofereçam riscos de contaminação.

O Pastor Adilson Gonçalves (PSC), também em seu pronunciamento, exibiu um vídeo – que já estava circulando em sua página nas redes sociais -, apontando as condições da área de transbordo localizada na via de acesso Juvenal Pozzi.  Segundo o vereador, o que acontece ali é um descaso e se, a administração interina tivesse atendido o seu pedido feito em maio de 2013, com a instalação de cercas e placas proibindo a presença de pessoas, as queimadas no local não estariam acontecendo.

De acordo com Pastor Adilson falta e faltou fiscalização. No vídeo apresentado, ele aponta a presença de pessoas, e o livre acesso de quem quer que seja e como membro da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, ele está solicitando ao Prefeito Henrique soluções rápidas e emergentes.

Um outro assunto abordado pelo pastor Vereador foi o furto da máquina pá carregadeira da Prefeitura. Ele disse ter ido à Delegacia de Polícia na sexta-feira (07) para ter uma audiência com o delegado, porém, na sua ausência foi atendido pelos investigadores que o informaram que não há qualquer novidade sobre o ‘sumiço’ do patrimônio público.

José Augusto Cavalcante Navas (PTB) por sua vez, cobrou eficiência do Poder Público quanto à fiscalização de terrenos sujos, atentando-se para o assalto ocorrido nas imediações da Fepasa em que uma mulher ao sofrer a ação criminosa, foi levada a um matagal ali existente.

Conforme o Vereador é um absurdo, principalmente os proprietários de novos loteamentos não cuidarem do seu queimado e, por sua vez, os munícipes sofrerem com as respectivas queimadas. “A Prefeitura leva no mínimo 45 dias para tomar uma providência. Eu já propus aqui no ano passado, adotarmos medidas assim como outros municípios, que é o de divulgar em jornal com circulação semanal, as notificações de proprietários com terrenos sujos e hoje estou reiterando esse meu pedido. Seria uma maneira de fazer com os que os proprietários cuidassem melhor desses terrenos, deixando a população assim de ter maiores transtornos como os vividos por todos nós”, desabafou.

Ele também abordou o pedido por informações encaminhado ao Prefeito Municipal, como o funcionamento das Câmeras de videomonitoramento (se estão funcionando, quantas, quais os locais de implantação), assim como os termos do convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para saber quantos estudantes estão sendo beneficiados e a previsão de contratação de novos, já que o mesmo tem conhecimento de que de nível superior, estão faltando estagiários.

O líder do prefeito na Câmara, Edevaldo Guilherme (PMDB), esclarecendo para os vereadores Helton e Pastor Adilson, as medidas que estão sendo adotadas quanto à transposição de águas do Córrego da Onça às represas e, a solução para o problema da área de transbordo.

Com relação à primeira situação, Edevaldo Guilherme explicou que também é uma preocupação do governo Henrique a solução definitiva para o sistema de abastecimento de água e por isso, foi solicitada a presença de um técnico da CETESB para avaliar o impacto de uma estrutura permanente. “Resolvemos emergencialmente o problema da falta de água, mas não podemos errar no passo seguinte. Por isso nada melhor que um técnico, não nós enquanto leigos, para dizer se ali pode ser instalado o duto ou não”, disse.

Quanto a questão da área de transbordo o parlamentar também exibiu fotos tiradas na segunda-feira, apontando para uma limpeza que está sendo feita no local e que deve prolongar-se pelos próximos 30 dias. Informou ainda Edevaldo Guilherme que duas novas áreas já estão sendo estudadas e viabilizadas pela administração, uma localizada em trecho da Fazenda São Domingos – que já em licença para despejo de resíduos sólidos -, e outra, entre a vicinal Descalvado Pirassununga.

“O fato vereador Adilson é que já foram colocados cadeados naquele local, mas vão e arrebentam, e isso já aconteceu por duas vezes. Mas essa também é uma questão prioritária da administração municipal, que está caminhando para a solução”, enfatizou.

O Vereador Sebastião José Ricci  (PP) abordou a problemática do número limitado de concessão de bolsas de estudo por parte da Unicastelo que hoje, de acordo com parceria que mantém com a Prefeitura oferece 10 meias bolsas por curso, o que totaliza 120, para uma demanda que chega a 186 pedidos só neste primeiro semestre de 2014.

“Estarei viabilizando uma agenda com o prefeito, para ver como podemos minimizar esse problema, quem sabe a Prefeitura subsidiar algo para aumentar o número de bolsas. É uma situação delicada, pois alguns alunos que já estão sendo beneficiados correm o risco de perder, em razão do número superior de pedidos”, preocupou-se Ricci.

Anderson Aparecido Sposito (DEM), iniciou o seu discurso criticando a imprensa, quando disse que se sente ‘perseguido’. “Estou sofrendo duras críticas dos jornais, uma certa implicância. É bem como me diziam, se você não der dinheiro pro jornal, toma bordoada”, disse.

Em resposta ao pronunciamento do vereador Rubens Algarte de Rezende (PSDB) da semana passada, Sposito trouxe uma situação da época do ex-prefeito José Carlos Calza (PSDB), em que disse que o médico vereador e sua esposa, recebiam dois salários para cumprirem jornadas na rede municipal, mas atendiam também em consultório particular e em plantão na cidade de Santa Rita.

“Eu espero, também espero que isso não seja verdade Dr. Rubens, porque o senhor gosta de tudo transparente, das coisas certas. Mas de todo modo estarei encaminhando ao Ministério Público”, disse, em argumento exatamente às palavras que Dr. Rubens usou na semana passada, ao dizer-lhe que esperava que as denúncias contra ele, fossem mentira.

O Vereador Luiz Carlos Vick Francisco (PPS)  falou a respeito das suas indicações que abordam  a realização de serviço de pavimentação asfáltica na estrada que demanda ao assentamento “Aurora”; a possibilidade da concessão de desconto de 50% na tarifa da água quando o consumo for o mínimo de 15m³ especificado na própria conta e a solicitação, por parte do Poder Executivo ao Governo Estadual, da doação dos aparelhos médicos: mamógrafo, tomógrafo e raio x digital, tendo em vista que o Deputado Estadual Vitor Sapienza se sensibilizou a envidar esforços para conseguir esses equipamentos para o nosso município.

Vick ainda destacou a sua conquista, através do Deputado Vitor Sapienza, de uma TV 42”, que foi doada ao Centro de Solidariedade Madre Teresa.

Última a se pronunciar, Ana Paula Peripato Guerra (PT) também discorreu sobre as suas proposituras, em que reiterou o seu pedido para adoção das medidas necessárias visando conceder os Cartões do Idoso (aos cidadãos com idade igual ou superior a 60) e do Deficiente (aqueles que possuem alguma deficiência de locomoção). Também solicitou ao Prefeito Municipal que conceda um novo espaço para a Escola Municipal de Música e, por fim indicou ao Poder Executivo  que realize a descentralização do Serviço Municipal de Alimentação Escolar - SMAE, fazendo com que cada unidade faça suas próprias refeições.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Com algumas exceções, Vereadores focam pedidos ao prefeito municipal
Carnaval do CERD com Leci Brandão e Black Tie pretende repetir o sucesso do ano passado
Derrame de notas falsas têm causado prejuízos ao comércio de Descalvado
Empréstimos do Banco do Povo Paulista crescem 60% na região
Paulistas que forem para Pernambuco e Ceará devem tomar vacina contra sarampo
SEBRAE promove palestras gratuitas em parceria com PAE e ACID
Diretoria Regional de Ensino abre cadastro emergencial de professores
Horário de Verão termina neste final de semana
Prefeitura de São Pedro filma e dá multa a morador que for flagrado ao desperdiçar água
'Me deu um branco', relata jovem que foi atropelado por trem em São Carlos
Sessão da Câmara  de hoje tem pauta carregada
Produtores de laranja de Descalvado e região são prejudicados pelo tempo seco e altas temperaturas
Bombeiros levam 6 horas para conter fogo em pátio de descarte de entulho
Concursos da Educação oferecem 400 vagas para diretorias de ensino
Greve dos Correios chega  à região com paralisação de entregas
'Quiosque da Virgínia' pega fogo na noite de domingo
Nova área de transbordo e aterro sanitário estão sendo previstos pela Prefeitura Municipal
Acidente na Maestro Francisco Todescan tira a vida de motociclista de 27 anos
Pedágios repassam mais de R$ 16 milhões aos municípios da região
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"