20/07/2014 (10h39)

NA ESTRADA

Pacientes que viajam em busca de saúde têm dura rotina

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto atende por mês 50 mil pessoas de outros municípios.


Unidade de Emergência do HC localizada no centro de Ribeirão Preto.
Unidade localizada no Campus Universitário da USP é a que
concentra o maior número de atendimentos.

Desde que começou a hemodiálise, é como se Braz Aparecido Pires tivesse perdido um ano da vida com o tempo que leva para ir e voltar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto com a van oferecida pela Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo. Há oito anos, essa é a rotina dele três vezes por semana. Das 10 horas que gasta por dia, só quatro são para o procedimento. As outras, ele perde na estrada ou esperando a van.

Para um homem de 84 anos, um ano perdido é tempo demais. “Não vejo a hora de acabar com isso”, ele reclama. Braz ainda não se convenceu. Pela idade, não é aconselhável que ele passe por transplante e a rotina de hemodiálise deverá se arrastar até o fim da vida.


Nas noites de segunda, quarta e sexta, ele deixa o sítio onde mora, na zona rural de Santa Rosa, e dorme na casa da filha. É o jeito mais fácil de pegar a van, que passa às 8h do dia seguinte. Pai e filha acordam 6h30, preparam a mala e seguem viagem.

Chegam ao HC por volta das 10h, mas Braz só passa por atendimento às 13h. Sai às 16h30 e aguarda a van para voltar pra casa. Só chega depois das 18h30. “Eu acompanho ele desde sempre. Não dá tempo de passear, cuidar da casa, da vida”, diz a filha, Maria Benedita.

A história do paciente de Santa Rosa do Viterbo que ilustra o início desta reportagem é muito parecida com a da maioria dos pacientes que buscam tratamentos nos hospitais e centros de especialidades médicas de toda a região. As dificuldades diárias de cada um que procura por atendimento médico especializado são histórias de uma luta de muita resistência e perseverança, o que tem feito com o que HC de Ribeirão procurasse alternativas para proporcionar melhores condições à estes pacientes.

Atualmente, o hospital atende cerca de 80.800 pacientes por mês. Cerca de 60% destes atendimentos não são para pacientes de Ribeirão Preto, mas sim de cidades de toda a região (36,2% do total), além de outros municípios do estado e do país (veja o infográfico). Esse números dão a dimensão do que representa o HC para a nossa região e principalmente, para os pacientes que necessitam se deslocar diariamente para receber atendimento.

OUTRAS HISTÓRIAS - Entre consultas e demais procedimentos, o HC atende por mês a média de 50 mil pacientes que não são de Ribeirão Preto. A maior parte da região, mas há pacientes de todos os estados brasileiros.

No estacionamento do hospital, ambulâncias, vans e ônibus se aglomeram. O início da manhã é o horário de maior movimento. Para chegar a tempo de serem atendidos, a maioria dos pacientes - e dos motoristas - deixa suas cidades na madrugada. Um motorista de Monte Alto conta que começa a trabalhar às 5h00. “Tem dias que dou mais de três viagens. Não tem hora para parar”.

O acidente que matou sete pacientes de Taquaritinga fez a semana desses viajantes ainda mais difícil. A van que levava 13 pessoas a Araraquara para hemodiálise capotou na madrugada de segunda-feira. “Vim pensando até aqui. A gente fica com medo”, diz Vicente Matuzzo, 79, que sai de Jardinópolis para hemodiálise.

Sobreviventes acusam o motorista de Taquaritinga de estar correndo e de ter dormido. Ele, diz que a direção travou por falha mecânica. Conversando com cerca de 15 motoristas e 10 pacientes, a reportagem encontrou depoimentos iguais: alta velocidade, problemas com manutenção e cansaço são realidade apontada por quem dirige e por quem é conduzido.

VANS EM DOIS TURNOS É SOLUÇÃO A CURTO PRAZO - Para o médico José Abrão, responsável pelo setor de hemodiálise do HC, a melhor solução para as viagens seria que cada município contasse com seu próprio setor de hemodiálise. “Os custos disso são muito altos e para o governo é melhor pagar o transporte”, ele pondera.

Assim, ele pensa em soluções a longo prazo. O hospital já solicitou às cidades que fizessem o transporte dos pacientes em dois turnos. “A maioria das vans sai apenas pela manhã e os pacientes precisam passar horas esperando o horário do atendimento ou o transporte de volta para casa”.

O médico explica que é extremamente necessário trabalhar a autoestima desses pacientes, debilitada pela doença e pela condição social, na maioria das vezes, vulnerável. “Eles precisam de muito apoio familiar e psicológico, para não desistir”. O HC oferece, assim, tratamento multidisciplinar.

*Com informações do Jornal A Cidade
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Na estrada: Pacientes que viajam em busca de saúde têm dura rotina
Jovem é espancado por moradores de Pirassununga após furto de sela
Receita Federal intima Prefeitura Municipal a apresentar justificativas por compensações que somam mais de R$ 10 milhões
Indústria apresenta nova baixa no nível de emprego da região
Datafolha: Dilma cai de 38% para 36%; Aécio tem 20%
Convênio da Atividade Delegada em Descalvado é retomado pela Administração Municipal
Região tem a maior seca em 53 anos
Justiça bloqueia mais R$ 1,3 milhão da Prefeitura de São Carlos
Prefeitos da Aprec alertam sobre crise financeira dos municípios
Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirma morte causada por Gripe A
Carreta destrói viatura de concessionária que administra trecho da Rodovia Washington Luiz
Sebrae-SP orienta micro e pequenos empresários sobre nova medida para trabalhadores temporários
Pálio é encontrado queimado na SP-215
Em dois dias, Polícia Civil detém 4 pessoas suspeitas de envolvimento com roubo e tráfico de drogas
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"