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				cheiro e paladar.  
				A vitrine, independente do formato do negócio (rua, shopping ou 
				e-commerce), precisa saltar aos olhos e convidar o cliente para 
				entrar ou navegar, no caso da home page do site. 
				“As datas 
				comemorativas são fundamentais para que o comércio seja 
				aquecido, ajudam a impulsionar os negócios e consequentemente a 
				economia do País. Dependendo da atividade, o faturamento do 
				empresário pode até mesmo dobrar na época de Natal.” afirma o 
				diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano. 
				A palavra chave 
				para aproveitar o período é planejamento. Resgate o histórico de 
				vendas e relembre o desempenho dos anos anteriores: quais foram 
				os produtos mais procurados; o que encalhou; quais foram os 
				horários de pico; como foi o preparo da loja; atendimento; 
				quantos funcionários temporários contratou e se teve problema 
				com troca de mercadorias. 
				“Quem quer 
				vender mais precisa correr. A primeira parcela do 13º salário 
				está para ser paga, novembro, e o comerciante precisa atrair o 
				consumidor para antecipar as compras de fim de ano. Bole 
				atrativos para as pessoas comprarem agora”, observa o 
				diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano. 
				Dicas para 
				vender mais no período: 
				
				1 – 
				Clareza: não esconda nem manipule o preço do produto e do frete 
				para iludir os consumidores. Destaque todos os valores que fazem 
				parte da compra 
				
				2 – 
				Acessibilidade: Deixe o produto com fácil acesso, principalmente 
				em lojas de autosserviço 
				
				3 – 
				Dê atenção: seja exclusivo ao seu cliente; ouça-o com cuidado e 
				identifique suas necessidades 
				
				4 – 
				Sinalização: mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido 
				
				5 – 
				Soluções: para o cliente não existe uma só saída; procure dar o 
				máximo de opções 
				
				6 – 
				Criatividade: Monte kits por faixa etária e sexo, combinando 
				vários produtos 
				
				7 – 
				Acompanhe seu estoque: isso permite ajustes de curto prazo para 
				aumentar as vendas 
				
				8 – 
				Recebimento de produtos: faça um cronograma para não receber 
				tudo em um só lote 
				Loja de Rua 
				
				
				•         Invista no visual. Decore o estabelecimento com 
				enfeites natalinos; 
				
				
				•         Deixe os produtos expostos nos locais com maior 
				trafico de clientes; 
				
				
				•         Os artigos devem ficar na altura do olhar. O ideal é 
				1,60m, o que corresponde à média da estatura do brasileiro; 
				
				
				•         Invista na iluminação para o dia e para a noite. A luz 
				certa favorece a mercadoria. A vitrine precisa ser bem iluminada 
				e o reflexo do sol deve ser controlado. 
				Loja de Shopping 
				
				
				•         A concorrência está ao lado. O cliente sai da loja e a 
				poucos passos encontra o concorrente; 
				
				
				•         Busque um diferencial. Traga mercadorias de outros 
				estados e misture com as peças que já costuma ter; 
				
				
				•         Inove na vitrine. Mescle as peças tradicionais com as 
				novas; 
				
				
				•         Crie pontos focais. As lojas são pequenas, no geral 
				têm 60m2, então é preciso saber usar o pouco espaço que têm; 
				
				
				•         Aposte na venda cruzada. Ofereça mix de produtos. Por 
				exemplo: calça, blusa, sapato e bolsa ou, caso o ramo seja 
				alimentação, bacalhau, azeite, azeitonas e vinho.  O freguês é 
				induzido a comprar os quatro. Traga essa estratégia para o seu 
				modelo de negócio. 
				E-commerce 
				
				
				•         A home page também precisa estar no clima festivo. Uma 
				diagramação atrativa e especial para a data é fundamental; 
				
				
				•         A navegação precisa ajudar o cliente a ter detalhes do 
				produto. Utilize o sistema de lupa (zoom) para o consumidor 
				visualizar a peça. Ele substitui a necessidade do cliente tocar 
				o produto; 
				
				
				•         Transmita confiança.  Contrate o serviço de segurança 
				e coloque testemunhais de quem já comprou; 
				
				
				•         Respeite o prazo de entrega. Não se comprometa com uma 
				data que não poderá cumprir. 
				Para os três 
				modelos 
				
				
				•         Bom atendimento.  No caso da loja de rua e shopping 
				não escolha o cliente pela aparência. Todos, independente do 
				tipo físico ou da roupa que está vestindo, precisam receber um 
				atendimento impecável.  No caso do site é preciso ter um espaço 
				para o cliente conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou 
				telefone. 
				
				
				•         Prepare o seu estabelecimento para o grande movimento. 
				Agilidade e paciência serão fundamentais. 
				*Colaborou: 
				Ana Laura Fiochi / Máquina da Notícia PR a Serviço do Sebrae-SP 
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