cheiro e paladar.
A vitrine, independente do formato do negócio (rua, shopping ou
e-commerce), precisa saltar aos olhos e convidar o cliente para
entrar ou navegar, no caso da home page do site.
“As datas
comemorativas são fundamentais para que o comércio seja
aquecido, ajudam a impulsionar os negócios e consequentemente a
economia do País. Dependendo da atividade, o faturamento do
empresário pode até mesmo dobrar na época de Natal.” afirma o
diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
A palavra chave
para aproveitar o período é planejamento. Resgate o histórico de
vendas e relembre o desempenho dos anos anteriores: quais foram
os produtos mais procurados; o que encalhou; quais foram os
horários de pico; como foi o preparo da loja; atendimento;
quantos funcionários temporários contratou e se teve problema
com troca de mercadorias.
“Quem quer
vender mais precisa correr. A primeira parcela do 13º salário
está para ser paga, novembro, e o comerciante precisa atrair o
consumidor para antecipar as compras de fim de ano. Bole
atrativos para as pessoas comprarem agora”, observa o
diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Dicas para
vender mais no período:
1 –
Clareza: não esconda nem manipule o preço do produto e do frete
para iludir os consumidores. Destaque todos os valores que fazem
parte da compra
2 –
Acessibilidade: Deixe o produto com fácil acesso, principalmente
em lojas de autosserviço
3 –
Dê atenção: seja exclusivo ao seu cliente; ouça-o com cuidado e
identifique suas necessidades
4 –
Sinalização: mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido
5 –
Soluções: para o cliente não existe uma só saída; procure dar o
máximo de opções
6 –
Criatividade: Monte kits por faixa etária e sexo, combinando
vários produtos
7 –
Acompanhe seu estoque: isso permite ajustes de curto prazo para
aumentar as vendas
8 –
Recebimento de produtos: faça um cronograma para não receber
tudo em um só lote
Loja de Rua
• Invista no visual. Decore o estabelecimento com
enfeites natalinos;
• Deixe os produtos expostos nos locais com maior
trafico de clientes;
• Os artigos devem ficar na altura do olhar. O ideal é
1,60m, o que corresponde à média da estatura do brasileiro;
• Invista na iluminação para o dia e para a noite. A luz
certa favorece a mercadoria. A vitrine precisa ser bem iluminada
e o reflexo do sol deve ser controlado.
Loja de Shopping
• A concorrência está ao lado. O cliente sai da loja e a
poucos passos encontra o concorrente;
• Busque um diferencial. Traga mercadorias de outros
estados e misture com as peças que já costuma ter;
• Inove na vitrine. Mescle as peças tradicionais com as
novas;
• Crie pontos focais. As lojas são pequenas, no geral
têm 60m2, então é preciso saber usar o pouco espaço que têm;
• Aposte na venda cruzada. Ofereça mix de produtos. Por
exemplo: calça, blusa, sapato e bolsa ou, caso o ramo seja
alimentação, bacalhau, azeite, azeitonas e vinho. O freguês é
induzido a comprar os quatro. Traga essa estratégia para o seu
modelo de negócio.
E-commerce
• A home page também precisa estar no clima festivo. Uma
diagramação atrativa e especial para a data é fundamental;
• A navegação precisa ajudar o cliente a ter detalhes do
produto. Utilize o sistema de lupa (zoom) para o consumidor
visualizar a peça. Ele substitui a necessidade do cliente tocar
o produto;
• Transmita confiança. Contrate o serviço de segurança
e coloque testemunhais de quem já comprou;
• Respeite o prazo de entrega. Não se comprometa com uma
data que não poderá cumprir.
Para os três
modelos
• Bom atendimento. No caso da loja de rua e shopping
não escolha o cliente pela aparência. Todos, independente do
tipo físico ou da roupa que está vestindo, precisam receber um
atendimento impecável. No caso do site é preciso ter um espaço
para o cliente conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou
telefone.
• Prepare o seu estabelecimento para o grande movimento.
Agilidade e paciência serão fundamentais.
*Colaborou:
Ana Laura Fiochi / Máquina da Notícia PR a Serviço do Sebrae-SP
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